Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Saiba porque deve vacinar o seu animal de estimação


Vacinação de cães, animais de estimação

O cão está diariamente exposto a ameaças do exterior. É importante dar-lhe os melhores cuidados de saúde, por isso deve visitar regularmente o médico veterinário, quer em alturas de doenças, quer e sobretudo, em alturas regulares durante a ausência de problemas. A consulta anual vacinal é muito importante. É nesta consulta que o médico veterinário faz uma consulta detalhada do cão: examina a boca, os olhos, a pelagem, o coração e pulmões, assim como o abdómen e membros. O médico veterinário dará recomendações sobre a dieta a seguir, o exercício, a desparasitação e a vacinação mais adequada. É fundamental que todos anos o cão visite o médico veterinário, para todos anos ficar a saber o estado de saúde do amigo fiel do Homem.

Porquê vacinar?

A vacinação canina, tal como no Homem, serve para prevenir, evitar ou minimizar os efeitos de certas doenças graves, e que sem essa vacinação levariam a uma doença grave ou mesmo à morte.

Quais as doenças graves mais comuns para o cão em geral?

Existem 3 doenças que podem causar doença grave e mesmo a morte, elas são:
- parvovirose
- esgana
- hepatite

O médico veterinário inclui estas vacinas por rotina no protocolo de vacinação, permitindo assim protecção elevada, diminuindo o risco destas. Normalmente a vacinação em cães adultos protege à volta de 98% dos animais vacinados. Nos cachorros a taxa de protecção é variável, conforme o número de vacinas e altura em que foram vacinados.

Que outras doenças são graves quer para o cão e para o Homem e podem ser prevenidas pela vacinação?

Existem 2 doenças que podem afectar quer o Homem, quer o Cão, e que ao vacinar o seu cão está a minimizar o risco para si, elas são:
- raiva
- leptospirose

Não existem há mais de 4 décadas casos de raiva nacionais registados, grandemente devido à vacinação obrigatório efectuada pelo médico veterinário.
Quanto à leptospirose, existem casos quer em cães, quer no Homem, é importante assim vacinar anualmente o seu cão para esta doença.

Que outras doenças podem afectar o meu cão com gravidade e existem vacinas que as podem prevenir?

As seguintes doenças têm uma diferente importância, consoante a região onde habita, assim como o estilo de vida do seu cão. Doenças que causam sintomas graves são:
- babesiose ou piroplasmose
- doença de Lyme ou Borreliose (que também afecta o Homem)
- Herpesvirose (afecta com gravidade cadelas grávidas e cachorros até às 2-3 semanas)

Qual o melhor protocolo de vacinação para o meu cão?
Após a consulta anual, o médico veterinário, tomando em conta os dados da saúde do seu cão, onde habita, o tipo de vida que o seu cão tem, escolherá qual o melhor protocolo.

Deve ir todos os anos à consulta vacinal?

Quando o cão é adulto (>6 a 12 meses conforme tamanho da raça), a ida anual à consulta vacinal é recomendada. Enquanto cachorro, as idas deverão ser mais frequentes, pois o cão está a crescer e preciso de maiores cuidados.

O cão deve ser vacinado todos os anos?

O sistema imunitário do cão, enquanto adulto, está totalmente desenvolvido comparativamente ao cachorro, assim, e embora as vacinas, sobretudo para a parvovirose, esgana e hepatite confiram protecção para além de 12 meses, existem alguns factores que podem alterar essa duração: raça, a presença da doença, género…
O médico veterinário estabelecerá o melhor protocolo de vacinação para o cão, que necessariamente não será igual ao protocolo do cão do vizinho.

Que perguntas pode fazer ao médico veterinário sobre a vacinação?

- se a vacina que usa protege para os diferentes tipos de vírus da parovovirose?
- se a vacina que usa possui os títulos mais elevados para esgana e parvovirose?
- se a vacina que usa para a tosse do canil não contamina o meio ambiente?
- se a vacina que usa para a leptospirose tem a mesma duração de imunidade para ambas os componentes? E se evitará que o cão se torne um portador da doença ou de eliminar a bactéria na urina?
- se a vacina da raiva que usa possibilita a formação de uma elevada resposta de anticorpos?
- se a vacina que usa é segura durante a gravidez da cadela?

Previna a saúde do cão, mais vale vacinar que remediar.

Texto por: Drº Pedro Luís Fabrica (Médico Veterinário, Merial Portuguesa)

Saiba porque deve vacinar o seu animal de estimação Saiba porque deve vacinar o seu animal de estimação Reviewed by Unknown on 06:15:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.