Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Infecção Urinária - Tudo o que deve saber

O QUE É?

Por norma o sistema urinário é um sistema livre de bactérias, mas é quando estas bactérias o invadem que surgem as infecções urinárias. Apesar de ser mais comum na parte inferior do trato urinário, as bactérias podem alojar-se em três zonas diferentes, causando três tipos diferentes de infecções. Podem alojar-se na uretra, provocando uma uretrite, na bexiga causando uma cistite ou nos rins provocando uma pielonefrite. No caso das cistites, as bactérias conseguem afetar a bexiga utilizando a uretra como acesso. Para além destes três, pode ainda infectar os ureteres, ou seja, os tubos ligam os rins à bexiga.

Ainda que possam afectar qualquer pessoa em qualquer idade, o sexo feminino é quem mais sofre com as infecções urinárias. Isto deve-se ao facto deste tipo de infecções ser mais comum em pessoas cuja uretra é menor, como é o caso das mulheres quando em comparação com os homens. A uretra da mulher (canal que liga a vagina à bexiga) tem 3 cm ao passo que a dos homens tem 25 cm. O facto da distância da uretra à bexiga ser menor, facilita o acesso das bactérias à bexiga. Em situações normais o trato urinário expele estes organismos estranhos ao corpo, mas quando essa defesa falha, a bactéria aloja-se e cresce dentro do sistema urinário, provocando a infecção.

Fatores de Risco

- Uma vida sexualmente ativa facilita as infeções, especialmente vaginais.
- O uso de alguns tipos de contraceptivos, como espermicidas, podem também representar um fator de risco.
- Após a menopausa as mulheres podem ficar mais expostas às infecções urinárias, visto que a quantidade de estrogénio baixa e provoca mudanças no trato urinário, deixando-o mais vulnerável à acção das bactérias.
- Bloqueios no trato urinário, como aumento da próstata ou pedra no rim, são também factores de risco.
- Um sistema imunitário fraco impede que as defesas do corpo atuem adequadamente, o que pode facilitar a entrada de bactérias causadoras de infecções.
- O uso de cateteres para urinar pode também aumentar os riscos de infecção.

SÍNTOMAS De Infecção Urinária

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e de acordo com o tipo de infecção;

- Forte ardor ao urinar
- Urgência constante em urinar
- Urina escura ou sangue na urina
- Urina com um odor muito intenso
- Dor pélvica ou dor no recto
- Maior frequência de micção

TRATAMENTO

O tratamento varia muito dependendo do tipo e da gravidade da infecção. Por isso mesmo, é fundamental fazer uma análise à urina de forma a poder confirmar a presença de bactérias. A partir dessa análise o médico fará o que achar melhor, podendo receitar algum antibiótico, e em casos mais extremos um analgésico que alivie as dores.
Mas existem tratamentos naturais para as infecções urinárias

O ideal é tentar começar os tratamentos de forma natural, recorrendo a medicamentos apenas em casos mais extremos. Caso não seja adepta do uso de medicamentos e químicos, eis os tratamentos naturais que sugerimos para que possa tratar uma infecção urinária

- Beber água é essencial: Por muito doloroso que seja urinar, é importante beber muita água, de modo a diluir ao máximo a urina. Isto irá também ajudar o corpo a limpar as vias urinárias e a expelir a bactéria, por isso quantas mais vezes urinar, maior a probabilidade de recuperar.

- Mirtilo Vermelho: Muitos médicos e nutricionistas já falaram das propriedades antibióticas e antioxidantes dos mirtilos. Podem ser muito úteis durante uma infecção urinária pois os mirtilos aumentam a acidez da urina, e dessa forma eliminam todo o tipo de bactérias e também impedem que elas se mantenham presas às paredes do trato urinário.

- Salsa e Alho: Devido às propriedades antibióticas destes dois ingredientes, poderão ajudá-la no tratamento da infecção.

- Sumos de Laranja ou Limão: Poucas frutas são tão ricas em vitamina C e em antioxidantes. A vitamina C vai reforçar o sistema imunitário e ajudá-lo a combater a infecção. Porque não beber um sumo de laranja e limão de jejum? Vai ver que faz efeito.

- Diuréticos: Estes ajudam-nos a eliminar organismos estranhos das nossas vias urinárias, e a combater a retenção de líquidos. Assim, é indispensável que inclua alimentos como, espargos, pepinos ou aipos na sua alimentação. Também o abacaxi pode ser extremamente benéfico e ajudar a desinflamar infecções.

PREVENÇÃO

As infecções urinárias não só causam mal estar como podem causar problemas mais graves como:

- Infecções recorrentes, principalmente em quem já apresentou mais de três infecções.
- Danos permanentes nos rins.
- Riscos agravados para quem tem um sistema imunitário debilitado ou mais fraco, como crianças ou seniores.
- Nas grávidas aumenta o risco de darem à luz bebés abaixo do peso ou prematuros.

De forma a prevenir a infecção e complicações maiores sugerimos que adopte os seguintes hábitos nas suas rotinas diárias.

- Beba muitos líquidos, especialmente água.
- Limpe-se bem e cuidadosamente após urinar, de modo a evitar que as bactérias se acumulem no local e entrem no sistema urinário.
- Após relações sexuais, urine para esvaziar a bexiga, e beba muita água para ajudar a diluir a urina.
- Alguns médicos acreditam que absorventes internos aumentam a probabilidade de infecções. Por isso caso ainda utilize absorventes, opte pelos externos e troque-os regularmente.
- Evite calças muito apertadas e opte pela roupa interior de algodão.  Estas absorvem a transpiração e impedem a proliferação de bactérias
- Evite produtos que possam irritar a zona vaginal, como é o caso dos duches vaginais, espermicidas, diafragmas ou desodorizantes íntimos.
- Não fique muitas horas sem urinar.
- Caso tenha propensão para infecções urinárias evite os banhos de imersão, de forma a evitar que água infectada penetre na vagina.

- Mantenha a zona vaginal a mais asseada possível, e use o bidé.

Infecção Urinária - Tudo o que deve saber Infecção Urinária - Tudo o que deve saber Reviewed by Unknown on 03:46:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.