Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

É tempo de semear! (Junho)


A sua Horta em Junho
No mês de Junho deve focar-se em preparar os terrenos. É altura de começar a cavar, estrumar a terra e depois semear. Não se esqueça de remover as ervas daninhas e proceder à rega dos terrenos. No minguante é altura de ceifar o trigo, o centeio e a cevada. É no mês de Junho que deve proteger, como medida preventiva, o seu tomateiro contra o míldio. Nesta fase do ano deve continuar a cuidar da sua plantação de milho, batatas, feijão-verde e morangos. Quanto aos seus canteiros não se esqueça de prepará-los também para semear nos próximos meses. Para terminar, em Junho é também o mês para extrair o mel e a cortiça.
O que plantar em Junho?
Este é um mês com pouca variedade para aqueles que desejam plantar na sua horta. Mas pode plantar chicória, couve-galega, tomate, alface, batata e pimento.
Batata: A batata deve ser plantada num clima ameno com luz directa algumas horas por dia. O solo não deve conter pedras e deve ser rico em matéria orgânica. Cada batata deve ser plantada a pelo menos 30 cm das outras, para conseguir desenvolver-se bem. Quando estiver a escolher as batatas que vai plantar, opte por aquelas que têm melhor aspecto. Deixe-as depois num local bem iluminado até que os brotos cresçam até atingirem cerca de 2 cm de comprimento. Depois de plantar as suas batatas, conforme vão crescendo, deve ter atenção aos tubérculos da planta. Estes não devem ficar expostos à luz para não ficarem com uma cor esverdeada. Para tal deve juntar terra a cada 30 dias junto aos pés das batateiras, coloque palha no solo ou cubra-o com um plástico preto opaco desde o início do plantio. Quanto à colheita deve ser realizada quando as ramas estão com um tom amarelo e o s tubérculos estão mais soltos. Se não forem para consumo nos próximos tempos deve deixar a planta secar antes da colheita. A batateira é uma planta tóxica, por isso não deve usar nada mais senão o tubérculo na sua alimentação ou nas dos seus animais. Não consuma as batatas com uma cor esverdeada.
O que semear em Junho?
Para aqueles que gostam de semear e ver o processo de crescimento dos seus alimentos esta é uma boa altura para semear no crescente em local definitivo:
Salsa: As sementes da salsa por vezes demoram muito a germinar, por isso aconselhamos a coloca-las em água morna durante um dia antes de semeá-las. Devem ser plantadas num local definitivo, normalmente os vasos são uma boa solução mas estes devem ter no mínimo 30 cm de profundidade. Não se preocupe se passarem algumas semanas e esta não germinar, normalmente ela germina entre 2 a 6 semanas. Mensalmente convém adubar a terra para a salsa continuar a crescer com vigor. Deve colocar o seu vaso num local fresco e bem iluminado, no entanto nas horas de maior calor a salsa não deve ter sol directo. Deixe a terra sempre húmida e terá uma excelente planta. A colheita é feita entre 60 a 90 dias após ter germinado, ela deve ter nessa altura aproximadamente 12 cm, e colha a salsa que se encontra na parte externa com o talo da planta.
Espinafres: Os espinafres devem ser semeados em local definitivo e não devem ser mudados. Antes de semear, escolha o local certo. Evite uma zona esterilizada e que não fique alagada com a chuva, pois a raiz apodrece facilmente com o excesso de água. Antes de semear coloque alguma compostagem na terra mas não em demasia, para evitar pragas. Quanto ao local pense também num sítio que não receba a luz solar nas horas de maior calor. Quando a terra estiver pronta coloque as sementes até 2 dedos de profundidade e vá deixando cair as sementes na linha que escolheu de dois em dois centímetros. De seguida tape com uma ligeira camada de terra, não mais que um dedo. A colheita normalmente é feita entre 40 a 120 dias após o plantio e o espinafre pode ser cortado a 3 cm acima do solo, para que a planta possa produzir uma nova colheita.
Pode também semear neste mês: Alface, abóbora, agrião, beterraba, brócolos, cenoura, couves, fava, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino, pimentos, rabanete e repolho.
Em Junho deve-se colher ou apanhar:
Se tem uma horta com uma diversidade de alimentos significativa, no mês de Junho pode colher a batata de Fevereiro, alface, chicória, couves, espinafres, nabiças, rabanetes, cebola, alho, aipo, tomate, pepino, curgetes e o que semeou em janeiro. No pomar, este mês pode apanhar as suas ameixas, alperces, pêssegos, amoras, cerejas, framboesas, morangos, melancias, melões e meloas.  No jardim pode colher as suas rosas e cravos.
Para os amantes de flores:
Junho é um bom mês para começar ou continuar a semear begónias, calêndulas, goivos, cravos, gipsófilas, miosótis e manjericos. Esta é a altura indicada para plantar vivazes à base de áster e rudbequia. Quanto aos bolbos pode plantar gladíolos, begónias e agapantos.

Lembre-se de alguns provérbios:

“Em junho foicinha em punho.”; “Junho calmoso, ano formoso. Junho chuvoso, ano perigoso. Junho floreiro, paraíso verdadeiro”.
É tempo de semear! (Junho) É tempo de semear! (Junho) Reviewed by Unknown on 18:34:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.