Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Perda de Memória: 5 Ideias Erradas Mas Comuns



No que diz respeito à perda de memória, as ideias erradas abundam, talvez muito pelo medo que as pessoas têm da doença de Alzheimer. Isto deve-se em parte à falta de investigação e de informação existente há umas décadas atrás, fazendo com que a perda de memória, a demência e o Alzheimer tenham sido pouco compreendidas criando apenas medo, apreensão e por vezes tratamentos ou cuidados incorrectos. Felizmente cada vez mais surgem novas investigações e informações, dando-nos uma maior compreensão sobre como lidar com estes estados de saúde, as suas causas e melhores formas de cuidar.

Aqui deixamos algumas das principais concepções erradas sobre a perda de memória.

#1 - Perda de Memória é Sempre Sinal de Demência: O esquecimento e lapsos de memória são queixas comuns nos adultos mais velhos. Isto deve-se ao facto da região do hipocampo deteriorar-se com a idade, mas perda de memória e lapsos de memória são bem diferentes. Uma pessoa, quando tem lapsos de memória é em situações ocasionais, como por exemplo, esquecer-se de onde deixou algum objecto (chaves de casa, telémovel etc..) ou do nome de alguma pessoa que conheceu recentemente, ou ocasionalmente esquecer-se de algum compromisso. Isso não é considerado perda de memória. Alzheimer é muito mais que lapsos de memória, implica que as células cerebrais se deteriorem e morram, Quando assim é, a pessoa esquece-se do nome de outras pessoas próximas e importantes ou o caminho para regressar à casa onde vive há muitos anos, entre muitas outras coisas.

#2 - Alumínio, Aspartame e Vacina da Gripe Aumentam o Risco de Alzheimer: Durante as décadas de 1960 e 1970 o alumínio surgiu como um possível suspeito da doença de Alzheimer. Esta suspeita levou a preocupações diárias da exposição ao alumínio, como por exemplo em tachos, canecas e panelas, mas nunca nenhum estudo confirmou a sua ligação à demência e passaram a focar-se noutras causas. O aspartame, um adoçante artificial, também levantou suspeitas que nunca foram realmente comprovadas. Quando à vacina da gripe, a sua ligação à doença de Alzheimer foi proposta por um médico dos estados unidos, que teve a sua licença suspensa. Vários estudos indicam até o contrário, que a vacina pode até ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença.

#3 - Perda de Memória/ Demência São Hereditárias: Esta é também uma concepção errada mas comum. Na maioria dos casos é falso que a demência seja hereditária, a não ser em situações muito raras como a doença de Huntington. Mas de uma forma geral, a idade é o maior factor de risco.

#4 - Não Há Nada Que Previna a Perda de Memória: Esta é também uma concepção errada, muito principalmente porque a maioria das pessoas pensa que, males como esse só acontecem aos outros, então não se previnem. Há muita coisa que se pode fazer para manter os neurónios saudáveis. Pense em exercitar o cérebro como se exercita o corpo. Jogos cognitivos, ler livros, participar em discussões saudáveis, escrever, tudo o que implique esforço cerebral, feito com regularidade.

#5 - O Estilo de Vida Não Tem Peso Na Perda de Memória: Errado! Estudos recentes mostram uma relação entre o estilo de vida, o exercício e a alimentação como tendo um papel muito significativo na prevenção da perda de memória e na demência. Exercício regular e moderado, aliado a uma dieta mediterrânea de peixe, azeite, legumes e vegetais, mostraram-se bastante eficazes a combater problemas de memória relacionados com a idade e a reduzir a progressão de demências.

Não se esqueça, o estilo de vida que leva hoje, vai defini-la(o) amanhã


Perda de Memória: 5 Ideias Erradas Mas Comuns Perda de Memória: 5 Ideias Erradas Mas Comuns Reviewed by Unknown on 04:09:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.