Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

As criações de “Pépito"

José Marques, Pépito para quem o conhece, tem 69 anos e umas mãos criadoras de peças de madeira magníficas. Reformado há mais de quinze anos, tem aproveitado o tempo livre que a reforma lhe deixou para adquirir novos conhecimentos e a fazer aquilo que lhe dá mais gosto,criar.

José Marques é um homem que nunca soube o que era estar parado. Começou a trabalhar com 11 anos e são vários os empregos que fazem parte do seu currículo. Era uma criança que gostava de andar livre e para evitar demasiada liberdade, cedo os seus pais lhe arranjaram trabalho. “Antes de começar uma carreira séria tive vários empregos em diversas áreas. Comecei por tomar conta de calçado na rua, depois fiz mosaicos e cortiça. Mais tarde fui aprender o ofício de barbeiro, depois trabalhei num café e então fui trabalhar para a CUF. Trabalhava de dia e estudava à noite, estava a tirar o curso de carpinteiro”.


Sempre soube que gostava de trabalhar materiais com as mãos, a vida e o seu talento traçaram o caminho que mais tarde viria a seguir. “Quando fui para a tropa, passado um tempo, perguntaram-me se queria entrar num curso para soldador. Claro que eu fui, na altura e ainda hoje gosto de trabalhar ferro. Fiquei em primeiro lugar no curso. Depois da tropa e com vários cursos fui trabalhar para a Lisnave como oficial de primeira. Desde aí fui singrando até que cheguei à chefia. Em 1982 saí e fui para a chefia de outra empresa. Tive lá uns anos mas depois meti os papéis para a reforma devido a problemas de saúde”.


Mas quando o dia da reforma chegou, “Pépito” sentiu um vazio por não saber o que fazer com tanto tempo que agora lhe restava. “Foi uma altura difícil, ao início o primeiro e o segundo mês são férias, mas depois comecei a sentir-me vazio por não ter nada para fazer. Então comecei a perguntar se precisavam de portões e janelas em alguns locais sem cobrar nada em troca, ao menos estava ocupado”.

A sua oportunidade criativa surgiu quando um ex-colega de trabalho trouxe-lhe uma recordação da Holanda. A réplica de um moinho holandês em madeira. “Quando recebi a lembrança, olhei para ela e pensei que também conseguia fazer um igual. Pedi a um rapaz que tirasse fotos de moinho da internet e as imprimisse. Então comecei a tentar reproduzir o que via nas fotos.”

Desde esse dia que meteu mãos à obra e construi inúmeros moinhos de madeira. Tinha um objectivo bem definido daquilo que queria fazer como hobbie. “Na altura queria fazer os moinhos de todo o mundo, mas não é fácil, existem diversos padrões. Depois desisti de tentar reproduzir todos”.
As suas peças e o seu talento começaram a não passar despercebidos aos olhos dos outros. Foi então que os convites para exposições começaram a surgir. “Fui convidado para várias exposições mas dava muito trabalho levar todas as peças para um local, sendo estas bastantes frágeis. Fazia as exposições porque me convidavam, mas chegou uma altura que decidi parar de expor.”


Das suas peças podemos realçar a beleza dos moinhos, aos pormenores das carroças e coches, aos violinos e violas que primam pela perfeição. Mas das inúmeras peças, nunca quis vender nenhuma, preferia oferecer às pessoas que conhecia. “Fiz muitas peças em madeira, umas ainda estão comigo aqui em casa ou na garagem. Aqui tenho alguns moinhos, a família em madeira composta por um violino, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo e outras peças que fui fazendo para a decoração da casa. As outras ofereci-as, fiz um coche muito bonito, todo feito e pintado à mão, mas o meu neto gostou tanto que ficou com ele”.


Mas não foi só em madeira que “Pépito” criou algo marcante, a sua obra em ferro baptizado como o “Baile das porcas” é inesquecível devido à complexidade dos elementos que a constituem. “Um dia tive uma ideia de criar com porcas e parafusos uns bonecos que estavam a tocar e a dançar num baile, não sabia que nome havia de dar, então uns amigos meus baptizaram-na como baile das porcas e assim ficou”.

Hoje em dia José Marques deixou a madeira para trás e dedica-se de corpo e alma ao Teatro. (Para continuar a ler a reportagem, descarregue aqui a 4ª edição).



As criações de “Pépito" As criações de “Pépito" Reviewed by Unknown on 05:04:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.