Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Tudo aquilo que devia saber sobre doenças renais


Conheça para que servem os rins, quais os sinais que indicam um mau funcionamento e como prevenir algumas doenças renais. Saiba ainda algumas terapias alternativas que aliviam as dores causadas pelas conhecidas “pedras” nos rins.

Cerca de 800 mil pessoas em Portugal sofrem de doenças renais crónicas. Anualmente surgem pelo menos 2 mil novos casos de doentes em fase de falência renal, onde as únicas soluções possíveis são a procura de um transplante ou necessitar de diálise. Dados revelaram que em Portugal existem 16 mil pessoas em processo de tratamento substitutivo da função renal. Pelos próprios dados, conseguimos perceber que a maioria das pessoas que sofrem de doenças renais não tem conhecimento que padece desta patologia. Isto por os sintomas surgirem de forma subtil, e demorar vários anos para uma Doença Renal Crónica se tornar numa insuficiência renal. Com o objectivo da população conhecer melhor estas doenças, a REVIVER revela-lhe tudo aquilo que devia saber sobre doenças renais. Leia com atenção, pois a falha dos rins poderá ser fatal.

Os rins e as suas funções no organismo
Os rins situam-se na parte de trás do abdómen, junto à parede abdominal e um de cada lado da coluna vertebral. Todo o sangue que o nosso corpo contém, passa pelos rins mais de 100 vezes ao dia. Os rins têm a função de manter o nosso organismo limpo, filtrando o sangue e a água que ingerimos com a alimentação, produzindo a urina.
Para além dos rins removerem as toxinas presentes no sangue e o excesso de água, também controlam o equilíbrio de sais minerais como o potássio, cálcio, sódio e fósforo, e ainda ajudam a controlar a anemia.

10 Sintomas de Problemas Renais

1º -Aparecimento de inchaços no corpo. Quando os rins começam a ter um mau funcionamento, não conseguem remover o líquido em excesso que é produzido. Esse líquido acumula-se em diversas partes do nosso corpo, causando o aparecimento de inchaços, quer seja nas pernas, pés, tornozelos, mãos e até mesmo no rosto. Uma má alimentação também pode causar estes inchaços.

2º- Mudanças na Micção. Um dos sintomas ligado às doenças renais está relacionado com as mudanças que surgem na urina. Exemplos disso são: passar a acordar durante a noite para urinar, fazê-lo com maior frequência do que é habitual, sentir uma forte pressão durante o ato de urinar e aparecer sangue na urina ou esta ficar mais espumosa.

3º- Aparecimento de fadiga com facilidade. Quando existe um mau funcionamento dos rins, estes deixam de produzir uma hormona, a eritropoietina, que é responsável pelo fabrico de células vermelhas de sangue que transportam o oxigénio. Desta forma os músculos e o cérebro ficam cansados com maior facilidade. Quando isto acontece, o doente passa a sofrer de uma anemia causada por uma doença renal.

4º - Tonturas frequentes e dificuldade de concentração. No caso das pessoas que estão com uma anemia ligada a uma doença renal podem sofrer de perdas de memória, inúmeras tonturas, perda de equilíbrio e dificuldade de concentração. É importante nestes casos exercitar o cérebro e fazer exercício físico.

5º- Náuseas e vómitos constantes. Com a formação de resíduos no sangue existe uma forte probabilidade do aparecimento de náuseas e vómitos. Aqueles que sofrem de um problema renal costumam estar constantemente enjoados e sem apetite.

6º - Problemas respiratórios. Com o aparecimento de uma doença renal, o líquido em excesso produzido pelos rins pode ficar acumulado nos pulmões. Resultado disso é uma enorme dificuldade em respirar correctamente e em casos de anemia pode resultar em falta de ar.

7º - Dores nas costas e nas pernas. Estas dores normalmente verificam-se do lado em que se encontra o rim em mau funcionamento. A doença renal policística é uma das mais conhecidas, talvez pelos vários quistos nos rins e no fígado que provocam imensa dor.

8º - Sensação de frio. Divido à diminuição da fluidez do sangue pelo corpo, quem sofre de anemia relacionada com doenças renais sente muito frio, mesmo quando está numa sala com aquecimento.

9º- Sensação de sabor metálico na boca. Quando começa a existir a acumulação de resíduos no sangue é normal os alimentos não terem o mesmo sabor e provocar mau hálito. Um dos sintomas mais comuns apresentados por doentes com problemas renais é não ter prazer em alimentar-se, devido à refeição deixar um sabor metálico na boca.

10º- Erupções Cutâneas. Com a acumulação de resíduos no sangue, sinal de que os rins não estão a funcionar devidamente, é frequente aparecem erupções cutâneas que normalmente se confundem com alegrias.

Que especialista consultar?
Em caso de problemas nos rins deve ser consultado por um Nefrologista. A Nefrologia é uma especialidade da Medicina Interna dedicada ao diagnóstico e ao tratamento de doenças renais.
Pode esperar que este médico especialista seja capaz do ajudar a prevenir de doenças renais e a sua progressão; diagnosticar e tratar doenças que atingem os rins, doenças renais primárias, doenças renais hereditárias, infecções urinárias; tratamento de complicações da doença renal crónica e da lesão renal aguda; diálise peritoneal; hemodiálise e por fim o transplante renal.

Pequenos gestos de Prevenção
A prevenção das doenças renais está ligada principalmente ao estilo de vida ativo e saudável. A pessoa deve beber mais água, para manter um bom funcionamento dos rins e evitar a formação da “pedra nos rins”, e adotar uma dieta equilibrada evitando o excesso de sal, gorduras, doces e carnes vermelhas. Para além disso, deve controlar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, praticar exercício físico de forma regular, não fumar, evitar consumir bebidas alcoólicas e não usar medicamentos sem orientação médica. Periodicamente, fala exames à urina e ao sangue para analisar o funcionamento dos seus rins.

Cálculos renais ou “Pedras nos rins”
O aparecimento de “pedras nos rins” tem aumentado em Portugal nos últimos anos. Esta patologia deve-se à urina conter diversas substâncias que incluem sais minerais que podem acabar por cristalizar. Após tornarem-se pequenos cristais, a sua agregação resistente dá origem à chamada “pedra”. A melhor prevenção é a ingestão de muita água diariamente e uma alimentação saudável. Os Cálculos renais são muito dolorosos, por isso cada vez mais existem pessoas a recorrem a terapias alternativas para aliviar esses sintomas.

Conheça as Terapias Alternativas 
que ajudam quem sofre de “pedra nos rins”

Acupunctura: Auxilia no combate da dor e promove uma eliminação da pedra de forma eficaz. 
Hidroterapia: Ao recorrermos a tratamento de hidroterapia, que alternam a água fria e quente em certas zonas, conseguimos um alívio da dor. Deve-se beber água ou chá durante o tratamento pois ajuda a estimular a eliminação da “pedra”.
Reflexologia: Neste tipo de terapia devem ser trabalhados alguns pontos específicos, como o uréter, rins, bexigam diafragma e região lombar. Desta forma, o terapeuta irá ajudar na passagem dos cálculos renais conseguindo aliviar aquela dor.
Aromaterapia: Nestas sessões é pretendido o alívio da dor abdominal com o uso de óleos. Estes podem ser utilizados em banhos, em casa, na terapia ou directamente sobre o abdómen. Os óleos recomendados são os de camomila, manjerona e alfazema. 
Meditação: Em casos da dor ser muita intensa, procure técnicas de meditação para ajudar a não focar-se nas dores. 
Tudo aquilo que devia saber sobre doenças renais Tudo aquilo que devia saber sobre doenças renais Reviewed by Unknown on 04:32:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.