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E se as suas peças de artesanato virassem um negócio?


Já lá vão 2 anos desde o lançamento da REVIVER e muitos foram os artigos que publicámos sobre fazer você mesmo artesanato, quer para si, quer para a sua casa. O objectivo era demonstrar diversas formas úteis e criativas de como aproveitar o seu tempo livre. E temos concluído, que é um tema que agrada bastante aos nossos leitores. Com a actual situação económica, muitas pessoas necessitam de um rendimento extra para suportar estes tempos. E é por isso que lhe lançamos a seguinte pergunta: E se as suas peças de artesanato virassem um negócio, saberia o que fazer? A REVIVER apresenta-lhe alguns conselhos de como vender as suas peças de artesanato online, onde as deve vender e divulgar, e os cuidados a ter quando um hobby passa a ser o seu negócio.


5 passos para saber se deve abrir um negócio

1º Passo: Motivação. Seja qual for a sua motivação, quer seja financeira ou realização pessoal, o que importa é que se sinta motivado para começar um negócio seu.

2º Passo: Planificação. Antes de começar qualquer tipo de actividade, mesmo que seja vender poucas peças artesanais, deve planear bem o seu negócio. Pense no seu público-alvo, faça projecções das suas vendas, peça vários orçamentos e informe-se sempre das questões legais junto das finanças e da segurança social. Não desvalorize nunca a escolha do nome da sua marca, é através desse nome que as pessoas vão conhecer o seu trabalho. Faça também um estudo de mercado para verificar a aceitação das suas peças artesanais e da sua marca. Não se esqueça que ser empresário dá bastante trabalho.

3º Passo: Criatividade e Divulgação. Hoje em dia existem inúmeras pessoas que vendem as suas peças de artesanato em Portugal. Dois dos factores mais importantes para o sucesso são a originalidade das suas peças e como irá divulgá-las. Para tal, deve saber que vai estar constantemente a desafiar a sua criatividade e que vai ter que investir algum tempo em pesquisas na internet.

4º Passo: Consciencialização. Quando queremos abrir o nosso próprio negócio, temos de estar preparados para os desafios que estão por vir. Se achar que o volume de trabalho vai ser elevado para si, não tenha receio em procurar alguém para trabalhar consigo. Mas avalie bem a motivação e a competência da pessoa. Pense em todos os prós e contras antes de criar este negócio, para não se arrepender mais tarde.

5º Passo: Informação e Aconselhamento. Nunca é demasiada informação quando vamos abrir o nosso primeiro negócio. É muito importante estar bem informado para não sermos surpreendidos com notícias desagradáveis depois. Aconselhe-se junto dos departamentos de apoio ao empreendedorismo. Se ainda se sente motivado a criar o seu próprio negócio, talvez seja uma boa opção para si.



Como divulgar e vender as suas peças artesanais
Existem pessoas com almas de vendedores sem se aperceberem. Mas mesmo aqueles que não se sentem muito à vontade nesta área existem várias formas de vender as suas peças, sem o discurso comercial habitual, pois o importante é que as suas criações falem por si. De qualquer forma, deixamos aqui algumas sugestões de como pode divulgar e vender as suas peças artesanais.
1-      O tradicional “boca a boca”. Esta é uma das formas mais antigas de divulgação e também uma das mais eficazes. Mostre as suas peças a quem conhece, provavelmente alguém ficará interessado em comprar alguma. Se despertar o interesse de algumas pessoas, mesmo que não comprem nada, existe uma boa hipótese de comentarem com outras o seu trabalho, chamando assim possíveis compradores.
2-      A divulgação e venda online. Ao contrário do que pode pensar, a internet é cada vez mais um local de referência para a compra de peças e produtos artesanais. Duas formas fáceis para divulgar a sua marca são criar uma página de facebook e um blog. Para além de não terem qualquer custo, as redes sociais dinamizam facilmente a sua ligação com os seus clientes e os possíveis clientes. Depois existem alguns conhecidos sites de vendas de todos os tipos de produtos, mas também os sites especializados para a venda de artesanato.
3-      Presença em Feiras de Artesanato. As feiras de artesanato são um óptimo local para vender as suas peças e conhecer profissionais da sua área. Informe-se na sua Junta de Freguesia ou na Câmara Municipal do que é necessário para marcar presença numa feira.

10 Dicas para potencializar as suas vendas online
1.- Pense bem no tipo de letra e o nome da marca. O nome da marca e o seu respectivo logotipo são as primeiras coisas que os seus potenciais clientes vão tentar fixar. Na altura da escolha tenha em atenção que estes devem ser simples e chamativos, para além disso devem estar ligados de acordo com aquilo que está a vender.
2.- Tenha sempre boas fotografias das suas peças. Para quem vende artesanato online, as fotografias das suas peças é que vão fazer o potencial cliente decidir se vai comprar ou não. Por isso lembre-se que as fotografias devem ter uma óptima qualidade e o produto deve ser visto ao pormenor. A luz deve ser natural e o pano de fundo deve ser simples para fazer sobressair a peça. Apresente várias fotografias de ângulos diferentes.
3.- Nunca se esqueça de descrever o seu produto e a sua história. Um erro comum é os vendedores não colocarem a descrição do produto online. Como as pessoas estão apenas a olhar para fotografias devemos indicar toda a informação em falta. Indique os materiais utilizados, cor, dimensões e peso, valor do produto e a sua origem. Uma boa dica é contar uma pequena história sobre como surgiu a ideia para aquele produto. Estudos indicam que o público feminino compra mais facilmente produtos online se estes tiverem uma história associada.
4.- Faça o possível para ter uma boa presença online e esteja ativo nas redes sociais. Em tópicos anteriores já falámos na importância de ter uma página da sua marca nas redes sociais. É uma excelente forma de partilhar as suas peças com os seus potenciais clientes e ver o feedback dos mesmos. Para além disso, existem muitas pessoas que vendem através de sites como o olx, custo justo, coisas, etc… Mas não se esqueça das plataformas online especializadas em artesanato. São exemplos disso o Etsy, Artemix e Artesãos.pt.
5.- Tente exceder as expectativas dos seus clientes. Se conseguiu clientes novos, tente ao máximo mantê-los deslumbrados com a sua marca. Vale a pena, quando vender um produto, oferecer um vale de desconto para a próxima compra. Lembre-se da importância de manter um cliente satisfeito, pois é um dos principais factores para ele voltar a adquirir os seus produtos. Não se esqueça da importância da embalagem do seu produto, esta será o seu cartão de visitas, tente dar-lhe um toque especial e vai ver que irá compensar o seu esforço.
6. – Responda sempre aos seus clientes o mais rápido possível. Na Internet quando alguém lhe envia uma mensagem, tente responder o mais breve possível. Se o seu potencial cliente ficar alguns dias há espera, o mais provável é o mesmo não responder de volta, perdendo assim a hipótese de angariar novos clientes.
7. -  Seja transparente e comunique frequentemente com o seu público. Uma óptima forma de interagir com os seus clientes é pedir-lhes que enviem fotografias com as suas peças, o que eles acharam da compra e até o que acham que pode ser melhorado. Saber a opinião do seu cliente é muito importante. Ao publicar os comentários e imagens dos seus clientes, irá tornar a sua marca mais confiável para outros potenciais clientes. Seja o mais transparente possível com as condições de encomenda, valores de portes e tudo aquilo que possa causar duvidas ou desconfiança.
8.  – Disponibilize diversos tipos de pagamento. A compra online é a maior barreira. Por isso deve apresentar diversas soluções ao seu cliente. Hoje em dia os pagamentos podem ser feitos, de forma segura, através do Paypal, Referências Multibanco, Transferência Bancária e até o envio à cobrança. Analise bem as despesas dos portes de envio e indique o valor ao seu cliente.
9. – Cuidado com os descontos que faz. Se decidir fazer uma campanha de descontos nunca venda a sua peça abaixo do preço de custo. Faça bem as contas antes da campanha. Para tal avalie o tempo que levou a construir a peça, os valores dos materiais, a qualidade e exclusividade da mesma. É isto que define o valor da sua peça. Nunca baixe em demasia o preço para não ficar no prejuízo, mas também não coloque valores muito elevados. Nunca se esqueça que está a vender produtos exclusivos, feitos à mão e o seu público sabe disso.
10. – Faça actualizações frequentes das suas páginas e apresente diversidade nas suas peças. Não deixe a sua página oficial e blog parados muito tempo. Estes devem ser actualizados com alguma frequência, para que os potenciais clientes não pensem que a sua marca já não está em funcionamento. Além do mais, é importante encontrar algumas novidades sempre que visitam a sua página, para esta não ficar monótona. Para quem trabalha com peças artesanais é muito importante que os seus produtos tenham o seu toque pessoal e marquem pela diferença. Não tente imitar aquilo que vê em outras lojas, seja o mais criativo possível.

Não se esqueça: Informe-se sempre das suas obrigações fiscais, para trabalhar de acordo com a lei. Os primeiros tempos não vão ser fáceis. No entanto, se acreditar no seu talento, no potencial das suas peças e dedicar-se ao máximo ao seu negócio, tem os factores principais para atingir bons resultados e ter sucesso com a sua marca. Inspire-se e boa sorte. 
E se as suas peças de artesanato virassem um negócio? E se as suas peças de artesanato virassem um negócio? Reviewed by Unknown on 03:39:00 Rating: 5

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