Em comemoração do Dia Internacional do Sénior, realizou-se a 4ª Edição dos Prémios de Envelhecimento Ativo Drª Maria Raquel Ribeiro. Organizados pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, a entrega dos prémios teve lugar no Espaço Santa Casa em Lisboa e de novo os critérios se mantiveram. Só podem candidatar-se aos prémios, pessoas com mais de 80 anos, e assim foi.
Os prémios dividem-se nas categorias de Intervenção Social; Arte e Espetáculo; Ciência e Investigação; Política e Cidadania; Ética e Saúde e por fim Família e Comunidade.
Em 2015 os Prémios Envelhecimento Ativo foram atribuídos a;

"O amor pelo trabalho social, a dedicação, a confiança e o empenhamento são os contributos que mais valorizam e permitem alcançar o bem-estar da população a quem se dirigem"
"A Deus eu peço três coisas. Primeira, a coragem para mudar em mim o que pode ser mudado, segunda, a humildade para aceitar aquilo que não pode ser mudado, terceira, a clarividência suficiente para perceber a diferença entre uma e outra".
Professor Dr. Levi Ribeiro Guerra na categoria de Ciência e Investigação especialista em

"Viver é existir entre perigos e oportunidades"
"Ser livre é não dominar ninguém nem ser dominado por ninguém"
Dr Pedro António Pestana de Vasconcelos na categoria de Política e Sociedade, licenciado em Direito, vem exercendo advocacia desde 1950. Fez parte do grupo de fundadores do CDS e em 1975 foi fundador do Instituto da Democracia e Liberdade, hoje o Instituto Amaro da Costa. Foi membro da Assembleia Municipal de Lisboa, eleito deputado nas legislativas de 1979 e 1980, cessando a sua atividade política 8 anos mais tarde. Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Presidente do Conselho Superior de Ação Social, Vogal do Conselho de Gerência da RTP, Presidente do Fundo do Turismo e do Instituto de Promoção Turística. Atualmente é membro da Mesa Administrativa e Irmão-Provedor da Misericórdia de São Roque de Lisboa.
"Se Deus me conserva assim é porque quer que eu faça qualquer coisa que ainda não fiz"
Enfª. Maria Luiza de Sousa Gomes Pedro na categoria de Ética e Saúde depois dum ter sido enfermeira no Instituto Português de Oncologia e Professora de Cursos de Auxiliar de Enfermagem do mesmo instituto. Foi Diretora Técnica do Lar de Santa Clara durante 26 anos, 5 dos quais acumulou funções como Diretora Técnica da Casa de Repouso de Cascais. Entre muitas horas de trabalho dedicadas à formação e ao ensino de Enfermagem e Serviço Social, destacou-se ao produzir diversos trabalhos como o "Guia de acolhimento para idosos em instituição" e publicou vários artigos em revistas como "Cuidados gerais de enfermagem no envelhecimento". É voluntária e socia-fundadora da Delegação de Sintra da Associação Coração Amarelo.

"Nunca faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti"
"Ninguém é dono da verdade absoluta"
Parabéns aos premiados!
Prémio Envelhecimento Ativo 2015
Reviewed by Unknown
on
05:49:00
Rating:

Sem comentários: