Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

É tempo de Semear!


Com a actual situação financeira do nosso país, os portugueses estão cada vez mais a apostar em ter as suas próprias hortas. Seja em vasos nas varandas, em hortas verticais ou até mesmo nos próprios quintais, alguns portugueses já não dispensam a qualidade dos seus alimentos biológicos. Para além de com o tempo conseguirem uma pequena poupança, os seus alimentos irão durar muito mais tempo e o sabor será completamente diferente. Embora muitas pessoas estejam familiarizadas com este assunto, existem outras que gostariam de perceber melhor quando e como plantar alimentos biológicos. Foi a pensar nessas pessoas que a REVIVER decidiu criar o “É tempo de semear!”. Agora é mais fácil saber o que plantar em cada altura do ano, sendo que nesta edição apresentamos algumas soluções para os meses de Setembro e Outubro.

Semear em Setembro
Antes de começar a semear e a plantar deve preparar a sua terra para as plantações de Outono-Inverno, por isso faça cavas fundas e adicione o estrume e o adubo.
Antes de começar a semear, não se esqueça de ver a fase da lua. Esteja atento ao quarto minguante, pois é a altura indicada para começar a colocar as sementes na terra. Os dias mais indicados para este efeito são entre dia 8 a 15 de Setembro.


O que semear em Setembro?
Deve semear-se ao ar livre:

-Agrião: Se plantar as sementes na horta escolha um local definitivo e vá retirando o excesso de plantas para atingir o espaçamento adequado. As sementes podem ser semeadas a 1 cm de profundidade. A germinação é irregular, podem germinar em menos de uma semana ou ficarem adormecidas por um longo período. O agrião pode facilmente ser cultivado em vasos. Retire todas as plantas invasoras que nascerem perto.
- Alface: Num clima ameno, as sementes podem ser semeadas em local definitivo ou em sementeiras e depois transplantadas. O transplante das mudas de alface deve ser efectuado quando estas têm entre 4 a 6 folhas. O espaçamento entre plantas deve ser entre 20 a 35 cm. A alface precisa de boa luminosidade, luz solar directa, mas é tolerante a sombra parcial. Estas precisam de um solo bem drenado e fértil. O solo deve estar constantemente húmido mas sem permanecer encharcado.

- Cebola: Há quem opte por comprar pequenos bolbos, que são produzidos especialmente para o plantio. Mas se quiser usar sementes opte pelas sementeiras. O transplante das mudas para o local definitivo ocorre normalmente entre 40 a 60 dias após ter semeado. A germinação das cebolas pode acontecer entre uma a duas semanas. Quando plantadas directamente em local definitivo deve ser a uma profundidade de 2 a 3 cm. É muito importante para as cebolas a luminosidade, devem ter sol directo algumas horas por dia. Quanto à rega, faça com frequência para que o solo permaneça húmido durante a fase de crescimento, vá diminuindo enquanto os bolbos estiverem a crescer. Perto da época da colheita deixe de regar.

- Cenoura – As sementes devem ser semeadas directamente na horta pois não suportam bem serem transplantadas. A profundidade deve ser entre 0,5 cm a 1 cm. A sua germinação pode ocorrer entre 1 a 3 semanas. O espaçamento entre plantas deve ser entre 5 a 10 cm. A cenoura cresce melhor com temperaturas entre os 16ºC e 22ºC e com alta luminosidade, mas consegue crescer à sombra tendo boa luz solar. O solo deve ser fértil sem pedras para que as raízes não cresçam tortas. Mantenha o solo húmido mas não em demasia para não apodrecerem as raízes.

-Rabanete – Deve ser semeado no local definitivo da horta, mas se forem rabanetes pequenos pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças. Também podem ser cultivados em vasos com um tamanho apropriado ao seu cultivo. Precisa de uma boa rega, embora não encharque o solo. Mas nunca deixe o solo completamente seco. O Rabanete cresce melhor entre os 8ºC e 20ºC e em luminosidade forte, seja ao sol ou à sombra.

-Tomate – As sementes podem ser semeadas em local definitivo ou em sementeiras no mínimo com 10 cm de altura e 7 cm de diâmetro. Coloque de 2 a 5 sementes em cada recipiente, no máximo com 1 cm de profundidade. Deixe posteriormente 1 ou 2 plantas, mantendo as mudas mais vigorosas. O transplante é feito quando as mudas atingem 15 cm a 25 cm de altura, parte do caule pode ser enterrado para surgirem mais raízes no futuro. Se optar por semear na horta lembre-se de deixar um espaçamento no mínimo de 50 cm a 1 metro. Normalmente o tomateiro cresce melhor com temperaturas diurnas entre os 20ºC e 26ºC, e não deve existir muita humidade no ar para não surgirem pragas e doenças. Estes devem ter sol directo algumas horas por dia e tolera qualquer tipo de solo excepto o argiloso.

Em Setembro deve-se colher ou apanhar:
- O milho semeado em Abril. Colhe-se também os feijões e fazem-se as vindimas para a apanha da uva. É neste mês que os chuchus começam a estar prontos para serem colhidos.
- Para quem tem árvores de fruta é altura de colher ameixas, figos, maças, framboesas, limões, romãs, pêssegos, pêras, melões, meloas, melancias e nozes. Claro que isto não é um dado adquirido, verifique o estado da sua fruta regularmente.

Para os amantes de flores:
Deve preparar o composto e semear amores-perfeitos, begónias, cravos, gipsófilas, margaridas e as flores que têm florescimento primaveril.
Se vai querer plantar bolbos opte pelos dos jacintos e túlipas neste mês.

Lembre-se de alguns provérbios:
“Setembro que enche o celeiro dá triunfo ao rendeiro.”; “Setembro é o Maio do Outono”; “Setembro molhado, figo estragado.”


Semear em Outubro
No mês de Outubro devemos continuar a preparar os terrenos, devemos continuar a cavá-los e a remexer a terra. Devemos continuar a estrumar o máximo possível o terreno. Quanto a quem semeia em hortas verticais ou em vasos, deve-se adubar a terra. Na terra onde serão plantados os alhos devemos adicionar cinza, seja dos fornos, lareiras ou até dos grelhadores a carvão. A cinza é muito rica em sais de potássio, substância essencial para um bom crescimento do alho. Consoante cada terreno e zona do país é necessário pensar em soluções para evitar os estragos causados pela geada. Procure as melhores soluções para si na internet.
Antes de começar a semear, não se esqueça de ver quando é quarto minguante. Os dias mais indicados para este efeito são entre dia 7 a 14 de Outubro.

O que semear em Outubro?
Deve semear-se ao ar livre:

-Ervilhas: As sementes das ervilhas normalmente são colocadas no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 5 cm. A germinação é rápida, demorando apenas entre 4 a 8 dias. O espaçamento varia conforme o porte da planta escolhido e com as condições de cultivo. As plantas de porte alto precisam de suportes para crescerem verticalmente, existem várias soluções como estacas, redes, troncos finos, etc. A melhor temperatura para as ervilhas é entre os 13ºC e os 18ºC. Estas também necessitam de umas horas de sol directo, mas se a temperatura for muito elevada deve existir sombra nas horas de calor. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Regue as ervilhas com frequência, mas tenha atenção que tanto água a mais como a menos é prejudicial.

- Fava: Deve semear directamente num local definitivo a uma profundidade de 3 a 5 cm. O solo deve estar a uma temperatura de 5ºC. O espaçamento recomendado depende das condições de cultivo, mas não tem qualquer problema se optar por um espaçamento de 50 cm entre as plantas. Pode ser necessário prender mais tarde as favas a uma vara ou a um ramo, conforme o seu tamanho. Quando a planta está florida pode cortar as pontas dos ramos para concentrar a energia da planta no desenvolvimento das vagens. A fava é uma planta de clima frio, sendo o ideal que a temperatura não ultrapasse os 15ºC durante o ciclo de cultivo. É necessário luz solar directa pelo menos algumas horas por dia, ter um solo fértil e bem drenado e mantê-lo húmido sem encharca-lo.

- Alhos: No caso do alho a maioria das pessoas descarta a opção das sementes e planta os dentes de alho. Deve excluir dentes de alho muito finos, danificados ou que estão a começar a apodrecer. Plante cada dente a uma profundidade de 3 a 8 cm, deve ficar mais fundo se a região tiver um inverno rigoroso. Também pode plantar em sementeiras e transplantá-los após brotarem. O mais importante é plantar o alho na posição correcta, com a parte mais fina voltada para cima. O espaçamento deve ser entre 15 a 18 cm entre as plantas, plantado num clima ameno e deve receber algumas horas de luz solar directa. O alho deve ser regado com frequência para manter o solo húmido na fase inicial de crescimento. Depois deve ir diminuindo quando os bolbos estiverem a crescer. Entre 10 a 20 dias da colheita deve deixar de regá-lo.

- Couve-flor: Deve ser semeada em sementeiras e transplantada quando as mudas têm entre 4 a 6 folhas para um local definitivo. A profundidade da semente deve ser de 1 cm e germinam normalmente entre 1 a 2 semanas. Se pretende plantar couve-flor branca deve juntar algumas folhas da planta e cobrir a cabeça da couve, amarrando-a com um elástico. É um vegetal de clima frio ou ameno e deve ter luz solar directa. Esta é muito sensível à falta de água, por isso o solo deve estar sempre húmido. A couve-flor precisa de um micronutriente que é o boro para se desenvolver correctamente, existem várias soluções para adicionar o boro ao solo, procure a melhor solução para si.

- Mostarda: Embora as sementes sejam plantadas no local definitivo também pode plantá-la em sementeiras. Deve ser transplantada quando as mudas tiverem bem desenvolvidas. Deve deixar um espaçamento de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio e não se esqueça que a presença de abelhas é fundamental para a polinização das flores e a produção das sementes. Regue de forma a manter o solo sempre húmido. O ideal é ter um clima ameno com luz solar directa.

Em Outubro deve-se colher ou apanhar:
Nesta altura ainda se realizam as desfolhadas e as vindimas. Em Outubro deve-se apanhar castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, abóboras, chuchus e os melões de inverno. Para quem tem árvores de fruto deve apanhar ameixas, figos, limões, maçãs, pêras e romãs.

Para os amantes de flores:
Deve-se enterrar os bolbos das túlipas, narcisos e jacintos. Também é altura de plantar as roseiras e crisântemos. Para quem já tem roseiras e lilases é a altura de podá-los. Para semear temos a hipótese das açucenas, lírios e narcisos. Pode também semear as flores indicadas no mês anterior.

Lembre-se de alguns provérbios:

Em outubro sê prudente, guarda pão, guarda semente.”; “Em outubro ou seca as fontes, ou passam os rios por cima das pontes.”; “Outubro nublado, janeiro molhado.”; “Outubro quente trás o diabo no ventre.”
É tempo de Semear! É tempo de Semear! Reviewed by Unknown on 04:48:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.