Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Alimentação a manter em dias quentes



Com a chegada dos verdadeiros dias de Verão há que manter uma alimentação cuidada nos dias de calor que ainda estão por surgir. Por isso, a REVIVER apresenta-lhe algumas sugestões para a sua dieta deste Verão. Fique a conhecer os alimentos que deve e não deve ingerir nesta estação.

6 Passos para uma boa dieta de final de verão

Beber água é o primeiro passo
Todos nós estamos conscientes da importância de beber água regularmente, sabendo que o seu consumo é essencial para a nossa saúde. Mas a verdade é que muitas vezes acabamo-nos por esquecer da ingerir por não sentirmos sede. E é aqui que estamos a pensar mal, pois não é preciso sentir sede para bebermos água. A sede é um sintoma tardio da falta de água no nosso organismo, o que significa o início de uma pequena desidratação. Para evitar esta situação e consumir no mínimo 2 litros de água por dia, compre uma garrafa de 2 litros e vá bebendo ao longo do dia. Todas as manhãs ao acordar encha a garrafa e repita o processo. Assim é fácil de controlar a água que está a beber diariamente. Não nos devemos esquecer que um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão, essa água perdida deve ser reposta no organismo, seja na forma pura ou através de alimentos.

2º Passo – Trocar os refrigerantes por sumos naturais
Em dias de calor temos tendência a beber refrigerantes às refeições. Este é outro hábito que deve ser alterado. Para além de não serem saudáveis, não hidratam o nosso organismo. Uma excelente opção é substituir os refrigerantes por sumos naturais de frutas e vegetais. Fique a sugestão do sumo de laranja com cenoura pela manhã, à hora de almoço um sumo de frutos vermelhos, à tarde pode variar entre um chá ou uma água de côco. Outras soluções são os sumos de abacaxi com hortelã, melancia com limão e laranja com maracujá.Para quem gosta o sumo de couve e melancia é óptimo para desintoxicar o organismo e ajuda a melhorar o trânsito intestinal.


3º Passo – Preencha a sua dieta em 50% com hidratos de carbono
Ao manter uma dieta rica em hidratos de carbono vai sentir-se com mais energia. Para além de gerarem energia, os hidratos de carbono também ativam o seu metabolismo. Ao inserir na sua dieta diária 50% de hidratos de carbono não se descuide na sua escolha. Deve sempre optar pelos hidratos de carbono de baixo índice glicémico. Opte pelos pães, massas e grãos integrais, sendo a batata doce uma boa escolha para acompanhar as suas refeições.

4º Passo – Para prato principal escolha carne branca ou peixe fresco
Com o calor nem sempre é fácil a digestão dos alimentos. Por isso devemos optar por refeições leves, com carnes magras, carnes de aves e peixes frescos que proporcionam uma fácil digestão. Ao cozinhar estes alimentos deve optar pelos grelhados, cozidos ou assados de forma a manter a sua alimentação saudável.

5º Passo – Acompanhe sempre as suas refeições com verduras e frutas

Se existem alturas em que uma salada sabe bem é no Verão. Por isso acompanhe todas as suas refeições com saladas, de preferência com vegetais crus. Os vegetais para além de serem uma fonte de água, fibras, vitaminas e minerais, eles deixam-nos saciados e combinam bem com todos os passos anteriores que indicámos. Para temperar as suas saladas opte pelo azeite, limão, vinagre e molho à base de iogurte. Como sobremesa opte pela fruta, existe uma vasta variedade para toda a semana. Se tiver fruta mais madura faça uma salada ou uma compota. Para um dia diferente, faça um doce ou um gelado com fruta.

6º Passo – Aumente o número de refeições e faça boas escolhas
No verão o apetite normalmente diminui com o calor. Por isso faça cinco ou seis refeições por dia ou consuma pequenas porções a cada três horas. Isto irá manter o seu metabolismo acelerado e aumenta o gasto energético.
Fora das refeições principais (pequeno almoço, almoço e jantar) pode comer tostas ou pequenas quantidades de pão integral com queijo branco ou compota, barras de cereais, iogurtes naturais e peças de fruta. São refeições leves que não o vão deixar com fome e preenchem as horas que estava sem ingerir qualquer tipo de alimento.

Aquilo que deve evitar ingerir nos dias quentes


1º - Tente evitar ao máximo refeições com alimentos fritos e carnes gordas.

2º - Não consuma alimentos gordurosos ou com excesso de açúcar. Deixe de lado a maionese, os queijos gordurosos ou amarelos, os bolos recheados, as tortas de chocolate e doces à base de leite. Todos estes exemplos dificultam a sua digestão.

3º - Cuidado com os alimentos confeccionados com leite, gordura e ovos. Estes necessitam estar em refrigeração adequada e constante, pois o calor aumenta a proliferação das bactérias que causam as intoxicações alimentares. Tenha muita atenção ao pedir estes alimentos fora de casa.

4º - Quando escolher um restaurante tenha atenção às condições de higiene e à frescura dos alimentos em exposição. Tanto o peixe como os frutos do mar, quando não conservados num ambiente fresco e limpo, podem causar problemas de saúde.

5º- Não abuse nas bebidas alcoólicas. Se pretender, beba um copo de vinho à refeição.
As dietas parecem sempre chatas. Mas depois de criar o hábito de uma alimentação saudável vai sentir-se melhor no seu dia a dia. Aproveite estes dias de calor e não se esqueça de estar sempre bem hidrato.



Alimentação a manter em dias quentes Alimentação a manter em dias quentes Reviewed by Unknown on 04:50:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.