Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Os Benefícios da Caminhada Nórdica




Procuramos variar os desportos que sugerimos nas várias edições da Revista Reviver, porque sabemos que os nossos leitores não têm todos as mesmas condições físicas ou económicas. E é por isso que nesta edição da Reviver lhe apresentamos o Nordic Walking – Caminhada Nórdica – um desporto acessível a todas as pessoas, independentemente da sua situação económica ou física.

A Caminhada Nórdica é o desporto ideal para quem é adepto do desporto ao ar livre e de umas boas caminhadas. É óptimo para todas as pessoas, especialmente para seniores que queiram estar em forma mas considerem o jogging um desporto duro e a simples caminhada demasiado suave. É entre as duas que se insere a Caminhada Nórdica. Diferencia-se da caminhada normal pela técnica e uso de bastões especialmente concebidos para a prática. Graças à utilização desses bastões, o Nordic Walking envolve todos os principais músculos do corpo, o que resulta num exercício tão eficaz como o jogging mas tão suave como a caminhada normal.
 

Não precisa de ser um grande desportista para conseguir tirar proveito de todos os benefícios desta forma diferente de caminhar. Perfeito para praticar em grupo com os seus amigos, pode fazê-lo em qualquer terreno e a vários níveis.


O Nordic Walking é ideal para:


1.      Pessoas que há algum tempo que não se exercitam, que não gostem de desportos tradicionais ou que gostem de experimentar vários tipos de desportos.
2.      Fisioterapia e reabilitação, para pessoas que estão em recuperação. Utilizando os bastões como apoio podem trabalhar para melhorar a sua condição física.
3.      Para atletas que queiram utilizar esta prática para treino cross, reduzindo desta forma o impacto nas articulações. É recomendável para corridas em trilhos.
4.      Quem gosta de socializar enquanto mantém a forma física.

Nordic Walking Para Recreação: Um ritmo mais brando vai promover a descontração física e mental ao libertar o stress do dia-a-dia, e também o convívio quando praticado em grupo.

Nordic Walking Para Fitness: Quando a prática deste desporto é feita a um nível moderado para melhoria da condição física e controlo do peso ou para treino comportamental.

Nordic Walking Desportivo: Quando se eleva o nível de prática, para competir com o próprio desafio físico, o treino mental e melhorar a potência aeróbia e anaeróbia.

Os benefícios de praticar Nordic Walking 

Como todos os desportos a Caminhada Nórdica tem os seus próprios benefícios e esses benefícios são para todo o tipo de praticantes, desde os de alta competição aos que estão em recuperação médica ou simplesmente a iniciar a sua rotina desportiva. O único requisito é conseguir caminhar. Mas ao ser praticante regular deste desporto vai tirar proveito de:
1 – Maior Vigor Cardiorespiratório: Sendo um desporto de vários níveis de intensidade, vai fazer com que a atividade cardiorespiratória aumente tanto a força, a energia e a resistência. Isto irá contribuir para:
-        Um coração mais saudável
-        Maior resistência cardiorespiratória
-        Aumento da capacidade física
-        Maior capacidade de recuperação
-        Maior velocidade

2 – Resistência Muscular: Esta é a capacidade de aguentar o movimento ou uma atividade por um maior período de tempo. Com prática, irá ganhar um maior ritmo atlético e manter uma velocidade maior de caminhada. A resistência que vai ganhar permitir-lhe-á manter o ritmo alto mas produtivo.

3 – Equilibrio: O equilíbrio é vital para mantermos a nossa qualidade de vida e evitar situações perigosas como as quedas. Quase todos os seres humanos nascem com equilibrio, mas os atletas treinam esta capacidade. Na Caminhada Nórdica, a utilização dos bastões desafia a parte inferior e superior do corpo simultaneamente, o que resulta num melhor equilibrio. A estabilidade, a mobilidade e o equilibrio estão de mãos dadas em todos os tipos de movimento.

4 – Amplitude de Movimento: A Caminhada Nórdica utiliza uma maior amplitude de movimentos e uma passada mais longa do que por exemplo a chamada "Power Walking". Isto resulta num maior envolvimento dos músculos superiores do corpo, o que nem sempre acontece noutros tipos de caminhadas. 

5 – Coordeanação e Agilidade: A agilidade está relacionada com a rapidez e capacidade de manobra. Com a utilização dos bastões pode incluir vários exercícios de agilidade na caminhada como por exemplo mudanças de direcção impulsivas, subir montes e descê-los de seguida. Tudo isto e a própria caminhada em si vão também promover uma melhor coordenação.

Outros Benefícios:


·         Tonifica o corpo inteiro ao mesmo tempo ao utilizar 90% dos músculos esqueléticos.
·         Queima mais 46% de calorias do que a caminhada normal.
·         Pode queimar mais de 500 calorias numa hora.
·         Reduz o impacto e pressão nos joelhos e articulações.
·         Ideal para pessoas com problemas de pescoço, ombros e costas.
·         Pode ser praticado em qualquer lugar.
·         Não necessita de equipamento ou roupa especial, para além dos bastões.
·         É um desporto sociável. Os praticantes podem conversar enquanto caminham.
·         Técnica fácil de aprender.
·         O único investimento necessário é nos bastões, que são vendidos a preços acessíveis.

Dicas para começar 

1.      Não use quaisquer bastões: Se está a pensar começar a praticar Nordic Walking compre os bastões apropriados. Irá tirar um melhor proveito da atividade dessa forma. Pode escolher entre bastões ajustáveis, que são mais fáceis de guardar, ou não ajustáveis que normalmente são mais leves e não colapsam por acidente.
2.      Dimensione-os: Segure no punho, com a ponta do bastão no chão, junto ao calcanhar e o braço encostado ao corpo, num ângulo de 90º. Procure online ou pergunte a especialistas qual a medida adequada para o seu tamanho. Se ficar entre duas medidas diferentes, opte pela mais baixa, que irá permitir-lhe um movimento mais fluído.
3.      Aperte-os: Encontre o lado correcto e aperte os bastões às mãos, ficando seguros.
Aprenda e aperfeiçoe a técnica

Se está a começar siga estes passos para aprender e aperfeiçoar a técnica de Nordic Walking

1.      Primeiro carregue os bastões: Caminhe com os bastões a seu lado, deixando os seus braços balançarem naturalmente, como se fosse uma caminhada normal, a perna oposta ao braço, até se sentir confortável.
2.      Depois, arraste-os: Passados uns minutos, quando se sentir confortável com os bastões, prenda-os às mãos. Conforme anda, abra as mãos e deixe-os arrastarem-se atrás de si. Repare no ângulo que fazem atrás de si.
3.      A seguir, plante-os: Em vez de arrastá-los, nesta fase plante-os no chão. Agarre nos punhos ligeiramente e mantenha-os num ângulo de 45º para trás. Os cotovelos junto ao corpo, os braços para a frente mas relaxados e foque-se em manter um bom contacto com o chão.
4.      Finalmente, empurre: Assim que se for sentido confortável a caminhar, comece então a empurrar ligeiramente os bastões para trás a cada passada. Empurre o seu braço para lá da anca, abrindo a mão no fim da braçada. Uma boa forma de fazer isto correctamente é imaginar que vai apertar a mão a alguém quando o braço vem para a frente, ou seja, mão aberta para a frente e fechada quando empurra o bastão.

5.      Aperfeiçoe a técnica: Quando compreender a técnica da caminhada nórdica é altura de aperfeiçoá-la e então poderá começar a intensificar e variar os tipos de caminhada. Tire proveito desta forma de exercício porque os benefícios são imensos.
Os Benefícios da Caminhada Nórdica Os Benefícios da Caminhada Nórdica Reviewed by Unknown on 06:02:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.