Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Envolva-se na Harmonia da Mãe Natureza

Símbolo de harmonia entre o Homem e a mãe natureza, o Parque Nacional da Peneda-Gerês proporciona a qualquer pessoa um bem-estar único, alimentado pela calma e paz que este transmite. Este é o local que nunca perde o seu encanto, seja no Inverno ou no Verão, a beleza permanece mesmo com a alteração da estação.

Se procura encontrar paz de espírito e é um amante da natureza, o Parque Nacional da Peneda-Gerês pode ser o local indicado para si sem ter que sair do país. Com mais de 72 mil hectares, o único parque nacional português está envolvido entre enormes montanhas de granito, que foram moldadas pelo tempo. Para chegar ao parque, poderá optar por entrar em Braga, Viana do Castelo ou Vila Real. A REVIVER optou por apenas visitar a Serra do Gerês, embora a vontade de conhecer o parque na sua plenitude, o tempo é sempre pouco. Chegamos de carro ao local, mas rapidamente apercebemo-nos que as caminhadas são a fonte da energia tranquila que aqui procuramos. Por isso, colocámos a mala às costas e fomos à descoberta. Aconselhamos que traga água, comida e um mapa com os locais que pretende visitar. As distâncias são longas, por isso escolha o melhor percurso para si. Sempre que ouvimos falar do Gerês, pensamos nas suas enormes montanhas de granito, que tornam a Serra a segunda maior elevação de Portugal Continental, e apresentam-nos uma vista magnífica. Decidimos começar pelo Miradouro e apreciar a beleza natural que este nos oferece. A imagem da água cristalina entre as montanhas é algo indescritível, mesmo que não suba até ao miradouro é fundamental ter uma visão panorâmica do local que vamos visitar, não é algo que os nossos olhos tenham o prazer de ver regularmente. 



Aproveitamos a inspiração e deslocamo-nos até à mata da Albergaria. Nada melhor do que caminhar a disfrutar do ar puro transmitido pela vasta flora do local.
Após uma boa caminhada, decidimos entrar no carro e ir conhecer a Vila do Gerês. Ao entrar na vila poderá visitar a Igreja matriz da vila e as famosas termas usadas pelos Romanos, que há mais de 2 mil anos que são conhecidas pelos benefícios que trazem à saúde. Após passearmos calmamente pelo local, almoçamos junto à praia fluvial onde a cor límpida da água é bem diferente do que estamos habituados. No local vemos algumas famílias que aproveitam para banhar-se e apanhar um pouco de sol. Olhamos para o nosso mapa e traçamos o nosso último destino antes que comece a anoitecer. Mesmo não sendo a altura mais indicada, não podíamos acabar o dia sem conhecer a cascata do Arado e a zona que a rodeia. Regressamos ao carro, subimos a serra, entrando constantemente em curvas e contracurvas. Deve circular de carro no Gerês sempre com atenção e velocidade moderada, pois existem locais com pouca visibilidade.
A cascata do Arado, próxima da aldeia da Ermida, tem como principal característica localizar-se num curso de água de alta montanha no Rio Arado, em que o desnível do terreno é conquistado por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas nas imediações daquela zona. 

Ao chegarmos ao local, estacionamos o carro, atravessamos a ponte a pé e passámos um final de tarde agradável perto da cascata. Com o passar do tempo, o número de visitantes diminuem e começa-se a sentir um silêncio que só é quebrado pelo som da cascata e os inúmeros pássaros que ali estão. Fechamos os olhos e deixamos que aquela calma se apodere do nosso espírito. Com pena de não pudermos ver tudo aquilo de que gostávamos, deixamos o local para regressarmos a casa. Mas uma coisa é certa, a primeira ida ao Gerês é algo que nos marca para a vida. É tão difícil ser presenteado com um local repleto de tamanha beleza, que tem sempre mais e mais por descobrir e conhecer no nosso pequeno Portugal.
Envolva-se na Harmonia da Mãe Natureza Envolva-se na Harmonia da Mãe Natureza Reviewed by Unknown on 12:48:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.