Já lá vão 2 anos desde o lançamento da REVIVER e
muitos foram os artigos que publicámos sobre fazer você mesmo artesanato, quer
para si, quer para a sua casa. O objectivo era demonstrar diversas formas úteis
e criativas de como aproveitar o seu tempo livre. E temos concluído, que é um
tema que agrada bastante aos nossos leitores. Com a actual situação económica,
muitas pessoas necessitam de um rendimento extra para suportar estes tempos. E
é por isso que lhe lançamos a seguinte pergunta: E se as suas peças de
artesanato virassem um negócio, saberia o que fazer? A REVIVER apresenta-lhe
alguns conselhos de como vender as suas peças de artesanato online, onde as
deve vender e divulgar, e os cuidados a ter quando um hobby passa a ser o seu
negócio.
5 passos
para saber se deve abrir um negócio
1º Passo:
Motivação. Seja qual for a sua motivação, quer seja financeira
ou realização pessoal, o que importa é que se sinta motivado para começar um
negócio seu.
2º Passo:
Planificação. Antes de começar qualquer tipo de actividade, mesmo
que seja vender poucas peças artesanais, deve planear bem o seu negócio. Pense
no seu público-alvo, faça projecções das suas vendas, peça vários orçamentos e
informe-se sempre das questões legais junto das finanças e da segurança social.
Não desvalorize nunca a escolha do nome da sua marca, é através desse nome que
as pessoas vão conhecer o seu trabalho. Faça também um estudo de mercado para
verificar a aceitação das suas peças artesanais e da sua marca. Não se esqueça
que ser empresário dá bastante trabalho.
3º Passo:
Criatividade e Divulgação. Hoje em dia existem inúmeras pessoas que vendem as
suas peças de artesanato em Portugal. Dois dos factores mais importantes para o
sucesso são a originalidade das suas peças e como irá divulgá-las. Para tal,
deve saber que vai estar constantemente a desafiar a sua criatividade e que vai
ter que investir algum tempo em pesquisas na internet.
4º Passo:
Consciencialização. Quando queremos abrir o nosso próprio negócio, temos
de estar preparados para os desafios que estão por vir. Se achar que o volume
de trabalho vai ser elevado para si, não tenha receio em procurar alguém para
trabalhar consigo. Mas avalie bem a motivação e a competência da pessoa. Pense
em todos os prós e contras antes de criar este negócio, para não se arrepender
mais tarde.
5º Passo:
Informação e Aconselhamento. Nunca é demasiada informação quando vamos
abrir o nosso primeiro negócio. É muito importante estar bem informado para não
sermos surpreendidos com notícias desagradáveis depois. Aconselhe-se junto dos
departamentos de apoio ao empreendedorismo. Se ainda se sente motivado a criar
o seu próprio negócio, talvez seja uma boa opção para si.
Como divulgar e vender as suas peças
artesanais
Existem
pessoas com almas de vendedores sem se aperceberem. Mas mesmo aqueles que não
se sentem muito à vontade nesta área existem várias formas de vender as suas
peças, sem o discurso comercial habitual, pois o importante é que as suas
criações falem por si. De qualquer forma, deixamos aqui algumas sugestões de
como pode divulgar e vender as suas peças artesanais.
1-
O
tradicional “boca a boca”. Esta é uma das formas mais antigas de divulgação e
também uma das mais eficazes. Mostre as suas peças a quem conhece,
provavelmente alguém ficará interessado em comprar alguma. Se despertar o
interesse de algumas pessoas, mesmo que não comprem nada, existe uma boa
hipótese de comentarem com outras o seu trabalho, chamando assim possíveis
compradores.
2- A divulgação e venda online. Ao
contrário do que pode pensar, a internet é cada vez mais um local de referência
para a compra de peças e produtos artesanais. Duas formas fáceis para divulgar
a sua marca são criar uma página de facebook e um blog. Para além de não terem
qualquer custo, as redes sociais dinamizam facilmente a sua ligação com os seus
clientes e os possíveis clientes. Depois existem alguns conhecidos sites de
vendas de todos os tipos de produtos, mas também os sites especializados para a
venda de artesanato.
3- Presença em Feiras de Artesanato. As feiras
de artesanato são um óptimo local para vender as suas peças e conhecer
profissionais da sua área. Informe-se na sua Junta de Freguesia ou na Câmara
Municipal do que é necessário para marcar presença numa feira.
10 Dicas para potencializar as suas vendas
online
1.- Pense bem no tipo de letra e o nome da
marca. O nome da marca e o seu respectivo logotipo são as
primeiras coisas que os seus potenciais clientes vão tentar fixar. Na altura da
escolha tenha em atenção que estes devem ser simples e chamativos, para além
disso devem estar ligados de acordo com aquilo que está a vender.
2.- Tenha sempre boas fotografias das suas
peças. Para quem vende artesanato online, as fotografias das
suas peças é que vão fazer o potencial cliente decidir se vai comprar ou não.
Por isso lembre-se que as fotografias devem ter uma óptima qualidade e o
produto deve ser visto ao pormenor. A luz deve ser natural e o pano de fundo
deve ser simples para fazer sobressair a peça. Apresente várias fotografias de
ângulos diferentes.
3.- Nunca se esqueça de descrever o seu
produto e a sua história. Um erro comum é os vendedores não colocarem a
descrição do produto online. Como as pessoas estão apenas a olhar para
fotografias devemos indicar toda a informação em falta. Indique os materiais
utilizados, cor, dimensões e peso, valor do produto e a sua origem. Uma boa
dica é contar uma pequena história sobre como surgiu a ideia para aquele
produto. Estudos indicam que o público feminino compra mais facilmente produtos
online se estes tiverem uma história associada.
4.- Faça o possível para ter uma boa
presença online e esteja ativo nas redes sociais. Em tópicos
anteriores já falámos na importância de ter uma página da sua marca nas redes
sociais. É uma excelente forma de partilhar as suas peças com os seus
potenciais clientes e ver o feedback dos mesmos. Para além disso, existem
muitas pessoas que vendem através de sites como o olx, custo justo, coisas,
etc… Mas não se esqueça das plataformas online especializadas em artesanato.
São exemplos disso o Etsy, Artemix e Artesãos.pt.
5.- Tente exceder as expectativas dos seus
clientes. Se conseguiu clientes novos, tente ao máximo mantê-los
deslumbrados com a sua marca. Vale a pena, quando vender um produto, oferecer
um vale de desconto para a próxima compra. Lembre-se da importância de manter
um cliente satisfeito, pois é um dos principais factores para ele voltar a
adquirir os seus produtos. Não se esqueça da importância da embalagem do seu
produto, esta será o seu cartão de visitas, tente dar-lhe um toque especial e
vai ver que irá compensar o seu esforço.
6. – Responda sempre aos seus clientes o
mais rápido possível. Na Internet quando alguém lhe envia uma mensagem,
tente responder o mais breve possível. Se o seu potencial cliente ficar alguns
dias há espera, o mais provável é o mesmo não responder de volta, perdendo
assim a hipótese de angariar novos clientes.
7. -
Seja transparente e comunique frequentemente com o seu público. Uma óptima
forma de interagir com os seus clientes é pedir-lhes que enviem fotografias com
as suas peças, o que eles acharam da compra e até o que acham que pode ser
melhorado. Saber a opinião do seu cliente é muito importante. Ao publicar os
comentários e imagens dos seus clientes, irá tornar a sua marca mais confiável
para outros potenciais clientes. Seja o mais transparente possível com as
condições de encomenda, valores de portes e tudo aquilo que possa causar
duvidas ou desconfiança.
8.
– Disponibilize diversos tipos de pagamento. A compra
online é a maior barreira. Por isso deve apresentar diversas soluções ao seu
cliente. Hoje em dia os pagamentos podem ser feitos, de forma segura, através do
Paypal, Referências Multibanco, Transferência Bancária e até o envio à
cobrança. Analise bem as despesas dos portes de envio e indique o valor ao seu
cliente.
9. – Cuidado com os descontos que faz. Se decidir
fazer uma campanha de descontos nunca venda a sua peça abaixo do preço de
custo. Faça bem as contas antes da campanha. Para tal avalie o tempo que levou
a construir a peça, os valores dos materiais, a qualidade e exclusividade da
mesma. É isto que define o valor da sua peça. Nunca baixe em demasia o preço
para não ficar no prejuízo, mas também não coloque valores muito elevados.
Nunca se esqueça que está a vender produtos exclusivos, feitos à mão e o seu
público sabe disso.
10. – Faça actualizações frequentes das
suas páginas e apresente diversidade nas suas peças. Não deixe
a sua página oficial e blog parados muito tempo. Estes devem ser actualizados
com alguma frequência, para que os potenciais clientes não pensem que a sua
marca já não está em funcionamento. Além do mais, é importante encontrar algumas
novidades sempre que visitam a sua página, para esta não ficar monótona. Para
quem trabalha com peças artesanais é muito importante que os seus produtos
tenham o seu toque pessoal e marquem pela diferença. Não tente imitar aquilo
que vê em outras lojas, seja o mais criativo possível.
Não se esqueça: Informe-se
sempre das suas obrigações fiscais, para trabalhar de acordo com a lei. Os
primeiros tempos não vão ser fáceis. No entanto, se acreditar no seu talento,
no potencial das suas peças e dedicar-se ao máximo ao seu negócio, tem os
factores principais para atingir bons resultados e ter sucesso com a sua marca.
Inspire-se e boa sorte.
E se as suas peças de artesanato virassem um negócio?
Reviewed by Unknown
on
03:39:00
Rating:
Sem comentários: