Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Faça você mesmo – Utensílios com Rolhas de Cortiça



Para os apreciadores de vinho e champanhe, esta semana apresentamos um faça você mesmo com inúmeras opções. As rolhas das garrafas de vinho e de champanhe são um tipo de material facilmente reciclado e que permitem construir vários utensílios para decorar e utilizar em sua casa. Fique a conhecer 12 ideias para você reciclar as suas rolhas de cortiça.

12 Ideias para reciclar rolhas de cortiça
Esta edição a REVIVER apresenta-lhe 12 ideias para reciclar rolhas de cortiça. Decidimos mostrar-lhe mais soluções, pois o processo de reciclagem é simples e não necessita de explicações muito extensas. O conselho que deixamos é juntar o máximo de rolhas possíveis antes de dar início ao seu projecto. Se conseguir juntar muitas rolhas até pode fazer um projecto por mês, ocupando desta forma o seu tempo livre a reciclar objectos.

1º - Tapete para a sua Casa de Banho - A cortiça é um material resistente e óptimo para superfícies que estão em contacto regular com a água. Para fazer este tapete vai precisar de juntar algumas dezenas de rolhas, mas a quantidade vai depender do tamanho que deseja o seu tapete. Além das rolhas precisa de cola quente, um forro de prateleira não adesivo, um canivete ou faca afiada, uma placa ou tábua que possa ficar danificada, uma tesoura ou guilhotina, uma régua e papel de cortiça.

- Neste caso temos 40 rolhas de garrafas de vinho, com o comprimento e largura similares. Vamos cortá-las pela metade na vertical, tenha cuidado para não desfazer a rolha. Com os ângulos planos virados para baixo, organize as rolhas num rectângulo e use uma régua para recolher as medidas pretendidas.

- O nosso tapete tem 10 metades de rolhas de altura por 35 de comprimento. Marque as medidas e corte o forro de prateleira com as mesmas. Transporte todas as rolhas para o lado de cima do forro. Para começar, deve começar por fazer uma moldura nas bordas do forro, colando com cola quente cada metade das rolhas. Pressione com força e limpe de seguida a cola que sobrar antes que seque. Neste momento o seu tapete já tem o alinhamento definido, agora é colar as restantes metades na posição correcta. É provável que necessite ajustar algumas para que fique perfeito, sem ter que forçar o espaço. Deixe secar o tapete durante 48h e está pronto para ser colocado na sua casa de banho.

2º - Cortina para Porta - A cortina para portas feita à base de rolhas de cortiça consegue dar um ar aconchegante à sua casa. Mas se quiser usar só rolhas vão ser precisas muitas. Por isso, deixamos-lhe aqui outra sugestão. Porque não usar rolhas e missangas. São dois materiais baratos e que facilmente combinam com a sua decoração, pois existem inúmeras cores e padrões de missangas. Neste caso é apenas preciso paciência e tempo. Vai precisar para além das rolhas e das missangas, uma agulha, uma corda fina ou um fio resistente ou até arame. Não se esqueça que vai precisar de uma espécie de varão de madeira, para prender cada fio ou corda. Veja as medidas para ficarem bem nivelados. Agora é preciso fazer um furo muito estreito em cada rolha, pode usar o berbequim mas tenha em atenção as medidas. Agora é só passar o fio por cada rolha e dar um nó em cada extremidade e intercalar com as missangas que escolheu, efectuando o mesmo processo.

3º - Moldura - Para fazer uma moldura reciclada com rolhas de cortiça não precisa de juntar muitas unidades. Principalmente se decidir cortá-las na horizontal, sobrando várias rodelas da mesma. Aqui pode escolher rolhas de diferentes diâmetros, conseguindo um efeito interessante ao conjuga-las. Depois basta colar com cola quente as rodelas na sua antiga moldura. Não se esqueça que a sua moldura antiga deve ser o mais plana possível para as rolhas ficarem bem fixas. Deixe o espaço do vidro livre para conseguir ver bem a fotografia.

4º - Mural de Recados - Use uma moldura sem o vidro e preencha-a com metades de rolhas de cortiça cortadas na vertical. Preencha todo o espaço interior da moldura com as rolhas. Depois com pioneses ou alfinetes coloque os seus recados.

5º - Suporte para utensílios  - Há várias formas de fazer um suporte para utensílios com rolhas de cortiça. O mais simples e económico é reunir as suas rolhas e cortá-las em três círculos iguais. Se quiser precisão, pegue nas rolhas sem as colar e construa a forma pretendida em cima de um papel rijo e marca a posição das mesmas. Depois use a cola quente para uni-las entre si. Para terminar, coloque uma fita de cetim ou tecido bonito para dar um bonito pormenor à peça.  

6º - Puxador para armários ou gavetas - Ao reciclar apenas os puxadores de alguns armários ou gavetas, estes ficam com um toque mais moderno ou simplesmente serão um pormenor que irá sobressair. Como as rolhas são fácies de colocar um parafuso, vai ser uma tarefa muito fácil. Pode usar rolhas de vinho ou de champanhe e deixá-las com a cor original ou pintá-las.

7º - Porta recados/fotografias - Use uma rolha de champanhe para servir de suporte. Depois só precisa de um arame e um alicate. Perfure a rolha

8º- Porta Bijutaria - O processo é exactamente o mesmo que o do mural de recados, mas com um fim diferente. Use pioneses maiores para suportarem bem as suas bijutarias.

9º - Pormenores decorativos – Escolha um desenho simples onde possa usar rolhas inteiras para criar essa forma e preenche-la. Os corações são exemplos simples e tornam o nosso quarto mais aconchegante. Cole o coração que fez numa moldura com profundidade, pois as rolhas não vão ser coladas na horizontal.

10º- Porta Guardanapos – Escolha um fio bonito que irá atravessar a sua rolha de um lado ao outro. O fio deve conseguir dar a volta ao guardanapo e uma das pontas deve voltar a passar pelo furo que fez. Depois faça um laço e já está.

11º- Tabuleiro – Tem um tabuleiro velho de madeira em casa? Então pinte-o com uma cor que gosta e cole o fundo com rolhas cortadas na vertical como fez com o mural de recados ou na moldura.

12º - Acendalhas Caseiras – Para fazer acendalhas caseiras só vai precisar de um frasco de vidro, rolhas de cortiça e álcool. Basta colocar as olhas no frasco com álcool e deixá-las alguns dias fechadas. Desta forma ficará com óptimas acendalhas para o seu grelhador ou lareira.


Outras ideias de como reciclar as suas rolhas: Faça um suporte para taças de vinho; construa meia parede com rolhas de cortiça; pinte as rolhas e transforme-as em bóias para a pesca; crie peças de bijutaria com rolhas; recicle os vasos quadrados ou rectangulares de sua casa colando rolhas; crie um tampo para a mesa de jantar com rolhas; recicle a sua Pen USB tornando-a numa rolha USB e construa um candeeiro com rolhas de cortiça.





Faça você mesmo – Utensílios com Rolhas de Cortiça Faça você mesmo – Utensílios com Rolhas de Cortiça Reviewed by Unknown on 05:16:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.