Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Um Bom Casamento Reduz As Marcas do Envelhecimento


Vários cientistas têm dedicado o seu trabalho às interacções sociais e de que forma elas nos afectam fisicamente. Pode já não surpreender ninguém quando se diz que relações sociais de apoio com quem nos rodeia, como por exemplo a família, amigos ou colegas nos encaminham para uma vida mais saudável e mais feliz.

Contudo, os cientistas até à data acreditavam que a natureza dessas relações sociais não importava, que qualquer tipo de relação social representava uma coisa boa e positiva de forma idêntica. Mas ao que parece não é bem assim e quem o diz é Steven Barger, investigador da Universidade do Norte de Arizona.

Para chegar a esta conclusão, o investigador utilizou um marcador biológico representativo do envelhecimento biológico do nosso corpo, que é o tamanho dos telómeros. Os telómeros são estruturas com sequências repetidas de ADN, presentes nas extremidades dos cromossomas, que garantem a sua replicação e estabilidade, reduzindo os efeitos da degradação genética. Quanto mais velhos ficamos, junto com outros factores físicos, maior é a degradação dos telómeros, menores estes ficam até que deixam de ser úteis.

Cruzando dados sociais com o tamanho dos telómeros, Steven Barger tentou perceber se existe uma relação entre o nível da nossa percepção de apoio social com o progresso do envelhecimento. Os dados que o investigador analisou pertenciam ao Estudo/Inquérito de Exame Nacional Para a Saúde e Nutrição, feito pelos Centros de Controlo de Doença nos Estados Unidos da América. Este inquérito é bastante completo porque para além de perguntas relacionadas com a saúde no geral, também tinham camiões de apoio que faziam análises ao sangue, diabetes, colesterol, pressão sanguínea e consentiram amostras de DNA.

O que Steve Barger percebeu que no estudo dos Centros de Controlo de Doenças nem todas as pessoas casadas que diziam ter fontes de apoio social colocaram os seus esposos(as) como um suporte desse dito apoio social. O investigador afirma que os dados anteriores diziam que apoio social era importante independentemente da sua natureza, mas que o cruzar de dados sociais com a dimensão dos telómeros lhe contou outra versão da história. Estes dados mostravam que quem é casado e vê o seu cônjuge como uma fonte de apoio social tem telómeros maiores comparados com pessoas casadas que não têm esse tipo de relação no casamento. O investigador conclui que o apoio social no casamento talvez seja dado duma forma que outras pessoas não podem dar, e que talvez este apoio tenha manifestações físicas que efectivamente afectam o nosso corpo.

Assim, um casamento saudável é igual a um envelhecimento mais saudável.
Um Bom Casamento Reduz As Marcas do Envelhecimento Um Bom Casamento Reduz As Marcas do Envelhecimento Reviewed by Unknown on 05:21:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.