Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Horta Biológica – Um hobbie delicioso



Quantos de nós não saímos da nossa terra em busca de melhor qualidade de vida? Depois da reforma, muitos tentam regressar aos terrenos da família e viver com qualidade de vida no campo, mas tantos outros ficam a viver nas grandes cidades sem que as suas casas tenham terreno ou uma horta exterior. No entanto não é por isso que não pode plantar as suas ervas aromáticas e vegetais de raiz curta.

São inúmeras as variedades que pode plantar em sua casa. Mas para isso, recomendamos-lhe que faça a sua horta vertical. Para quem tem varandas, marquises ou uma assoalhada em que o sol fique a incidir pelo menos 4/5 horas é a solução perfeita.

Ao criar uma horta vertical biológica vai estar a ocupar o seu tempo e a usar a sua criatividade.
São vários os utensílios que podem ser utilizados e diferentes decorações que pode optar. O importante é que eles fiquem fixos ou pendurados de forma vertical. Mas para lhe dar uma ajuda normalmente as pessoas optam por usar garrafas, canos, caixas de leite ou de fruta. Nunca nos devemos esquecer é que o material escolhido deve resistir a terra e a água, devendo ter alguns furos para que a água escorra e não encharque o recipiente.
Em termos decorativos, pode optar por colocar pequenas prateleiras na parede, da varanda ou de outro local, e coloca-las de uma forma simétrica à sua escolha. Muitas pessoas preferem usar vasos nesses casos mas também pode optar por construir o seu. Aquelas que costumam optar pelos canos PVCs gostam que estes estejam suspensos ou então alinhados numa parede. Informe-se se quiser, mas deixe que a sua criatividade leve a melhor.

Apresentamos-lhe 5 simples passos para ter uma horta vertical:
1.     Local adequado – Escolha uma parede bem iluminada ou exterior com o espaço indicado para aquilo que deseja plantar ou suportar. Escolha vasos ou suportes leves, para não carregar com excesso de peso a parede ou o local escolhido.

2.     Escolha do que vai plantar – A escolha é vasta e depende do tamanho livre. Caso o espaço seja pouco, opte pelas ervas e temperos que são fáceis de cultivar. A hortelã, o tomilho, o alecrim, a salsa, a cebolinha, o manjericão, a sálvia e a pimenta são alguns dos exemplos. A alface também é uma opção, visto a raiz ser curta poderá crescer num espaço menor. Tenha em atenção que não está a plantar directamente num terreno, o espaço de crescimento é limitado.

3.     Plantação – Prepare o seu vaso ou o seu suporte para receber aquilo que decidiu plantar. Faça uma camada pequena, consoante o tamanho, com bolas de argila dispersas. Estas ajudam na drenagem da planta. De seguida coloque a terra preparada com material orgânico até metade do recipiente para plantar as mudas. Depois é só cobrir as raízes com terra. Pode completar com palha a superfície, além de ajudar com a humidade, futuramente passará a ser mais matéria orgânica para a sua planta.

4.     Rega – Deve ser diária. Mas não se esqueça que no inverno, se tiver uma horta vertical no exterior, normalmente a rega é feita pela chuva excepto nos dias que não chove. No verão deve fazê-la diariamente, em casos de calor excessivo, faça-o pela manhã e à tarde. Tente não abusar na quantidade de água em cada vaso ou suporte.

5.     Adubo e insecticidas biológicos- Uma vez por mês, adube a terra com pequenas quantidades. No caso de ter um vaso de 60 cm deve colocar uma colher de sopa de adubo. Quanto aos insectos, já existem vários insecticidas biológicos à venda.

Para além de um hobbie delicioso e sem grande esforço físico estará a melhorar a sua alimentação e a poupar algum dinheiro.
Ao obter os seus próprios produtos biológicos, o teor em fibras, hidratos de carbono, aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e antioxidantes é muito mais elevado do que nos produtos agrícolas à venda nas grandes superfícies. Vai notar uma diferença em relação ao próprio sabor, devido ao menor teor de água. Mas sem dúvida que a maior vantagem está na isenção de herbicidas ou insecticidas. Estes têm sido apontados por vários estudos como causadores ou agravadores de muitas doenças.

Sem dúvida que este é um hobbie que só lhe trará vantagens e pode incentivar e ensinar os seus familiares a fazer o mesmo. 


Horta Biológica – Um hobbie delicioso Horta Biológica – Um hobbie delicioso Reviewed by Unknown on 08:46:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.