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Técnicas de Alexander e os benefícios para a saúde


Os leitores mais assíduos da REVIVER sabem que procuramos dar a conhecer vários tipos de tratamentos e terapias que aumentem o nosso bem estar e a nossa qualidade de vida. Nesta edição deparámo-nos com as técnicas de Frederick Matthias Alexander, um ator australiano do século XX, que desenvolveu um processo educacional que ainda hoje é ensinado e procurado, conhecido por Técnica de Alexander.

O que é?

A Técnica de Alexander é uma habilidade de desenvolvimento pessoal, que procura ensinar-nos a alterar os longos hábitos de postura que causam tensão desnecessária no nosso corpo, em tudo o que fazemos. Esta técnica tem como objectivo uma reeducação psicomotora, ensinando uma forma do corpo e da mente funcionarem juntos e melhorarem o desempenho em todas as actividades diárias, promovendo a harmonia e o bem-estar. Simples actividades do dia a dia como apressarmo-nos para os transportes, sentarmo-nos para jantar, stress para cumprir prazos, ou até atender o telemóvel, levam-nos a constrangimentos físicos e mentais. Com o passar dos anos estes constrangimentos acumulam-se e podem causar doenças, lesões ou dores comuns que aparecem do nada. A Técnica de Alexander adapta-se a todas as idades e pode ajudá-lo a potenciar a sua performance em qualquer actividade e aliviá-lo da dor e do stress causados pelos maus hábitos posturais.

Como é ensinada?

Através de actividades do quotidiano como falar, andar, sentar e levantar de uma cadeira, o professor observa, analisa, corrige e guia o aluno, orientando-o com as suas mãos a desfazer-se das tensões e a encorajar o funcionamento normal dos reflexos do organismo. Assim encontram um equilíbrio para a tonificação muscular para suporte do corpo e o relaxamento necessário para uma respiração e movimento mais livres. Desta forma os alunos podem encarar as actividades diárias com uma maior liberdade, menor tensão e menor stress. Não existem contra indicações nem limites de idade.

Reeducação e Auto consciencialização

Através da Técnica de Alexander aprendemos a reconhecer os nossos hábitos prejudiciais, como parar e pensar, e escolher a melhor opção postural. Gradualmente estes novos conhecimentos e habilidades são aplicados no dia-a-dia e em actividades mais complexas, de forma a desenvolver uma consciencialização em tudo o que fazemos. Ensina-nos a utilizarmo-nos a nós próprios e beneficiarmos com isso. A forma como nos mexemos, andamos, respiramos, descansamos, a organizarmos uma consciencialização e um foco em tudo o que fazemos, e acima de tudo, a escolher as nossas reacção a situações mais exigentes. Os benefícios dos bons hábitos alimentares e do exercício já são bem conhecidos, ao passo que os benefícios do “uso de nós próprios” não são tão conhecidos, mas também capazes de mudar a nossa vida.



BENEFÍCIOS

Aprender a Técnica de Alexander é um investimento a longo prazo que faz em si próprio. Por mais de 100 anos, o legado de Frederick Matthias Alexander tem ajudado milhões de pessoas a ultrapassarem naturalmente:

- Dores nas costas, pescoço e articulações
- Tensão e rigidez muscular
- Má postura
- Problemas respiratórios e vocais
- Problemas relacionados com ansiedade e stress

É uma técnica muito procurada para pessoas que;

- Procuram melhorar as suas capacidades de performance
- Pretendem prevenir lesões em música, representação ou desporto
- Pretendem aumentar habilidades de negócio ou apresentações
- Desenvolver leveza e elegância de movimento
- Apoiar a gravidez e o parto
- Melhorar o equilíbrio, a estabilidade e a coordenação
- Pessoas que simplesmente pretendem uma melhor qualidade de vida

Permite-nos melhorar a qualidade de tudo o que fazemos, libertando-nos da tensão e da pressão sobre nós próprios, e ajudando-nos a redescobrir o equilíbrio entre a mente e o corpo. Com uma melhor consciencialização podemos:

- Estar melhor balançados e coordenados
- Mover-nos levemente e sem esforço
- Estar alerta e focados
- Respirar e falar mais facilmente
- Tornarmo-nos calmos e confiantes

Como Começou

Todo o trabalho psico-motor desenvolvido por Alexander, e que por mais de um século tem atraído diversas personalidades, do mundo das artes, da ciência e da educação, começou por uma razão muito pessoal. Frederick Matthias Alexander era um ator shakesperiano, conceituado na Austrália e na Nova Zelândia. Os seus recitais eram famosos, mas a sua saúde foi piorando a cada apresentação teatral, começando a sofrer de rouquidão, perda de voz e dificuldades respiratórias. Sem que os médicos conseguissem indicar uma causa para os seus problemas, Alexander começou a observar-se a si próprio. Recorrendo a espelhos, iniciou a sua pesquisa e rapidamente descobriu que a forma como utilizava o seu corpo e o pensamento, criavam um desequilíbrio que o afectava directamente o bom funcionamento do seu organismo. Os seus problemas de voz e de respiração eram consequência de um desequilíbrio total do seu corpo. A partir dessa sua autoconsciencialização, desenvolveu uma prática pressuposta na unidade psico-física do Homem, ainda hoje utilizada e reconhecida.

“É necessário educar a pessoa como um ser total, se quisermos promover mudanças fundamentais” -  Frederick Matthias Alexander


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