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Representar para Aprender na USALMA


Os nossos leitores mais assíduos já sabem o imenso valor que a REVIVER dá ao trabalho das Universidades Seniores. Nesta edição procurámos conhecer melhor a Universidade Sénior de Almada (USALMA) e a sua participação no projecto internacional “Playing For Learning” (PLALE). Reconhecida pelo seu excelente trabalho, a USALMA foi a sequência lógica da fundação da Associação de Professores do Concelho de Almada. Segundo Jerónimo Matos, director da Universidade “uma Associação de Professores é uma bolsa de cultura, ciência e pedagogia que foi adquirida no sentido da sua transmissão à sociedade”. Em 2006, a criação de uma Universidade Sénior foi uma das formas que a Associação encontrou de contribuir para a evolução da sociedade e do concelho. Jerónimo Matos realça o valor de todos os professores voluntários que tornam tudo isto possível. “A emergência do ensino sénior só foi possível pela onda de solidariedade dos professores que, em regime de voluntariado, são hoje suporte principal das cerca de três centenas de academias/universidades seniores em todo o país. É uma manifestação de civismo solidário que é justo realçar”.

Sendo uma das maiores Universidades Seniores do país, começou com 300 alunos e 32 professores, enquanto que hoje em dia, cada ano lectivo conta com uma média de 900 alunos e cem professores. As primeiras dificuldades foram referentes aos espaços e instalações, tanto para a sede como para o ensino. Com o apoio da Câmara Municipal de Almada, sediaram-se na antiga Delegação Escolar e com o apoio das Escolas Básicas e Secundárias do Concelho, a USALMA conseguiu os espaços para o ensino. “As Direções das Escolas, encarando o projeto da Universidade Sénior como um serviço à comunidade, abriram as suas portas aos estudantes seniores como utentes da segunda linha, dos espaços e tempos livres, solução que se revelou muito positiva, social e pedagogicamente, pelo exemplo de amor ao estudo, dado pelos seniores aos jovens, na própria escola” diz-nos o Diretor.


A USALMA não se limita aos métodos tradicionais de ensino, procurando métodos de trabalho inovadores e divertidos, oferecendo aos seus alunos um leque de actividades diversificado e dinâmico. Para além de colóquios, conferências, ou visitas de estudo e almoços de convívio, a Universidade dá também um grande valor às artes. Desde a pintura e fotografia, à escrita, música e teatro, a USALMA procura dar todas as condições para que os seus alunos possam desenvolver-se pessoal e socialmente.

Um dos melhores exemplos desse trabalho da Universidade Sénior de Almada é o Projecto “Playing For Learning” (PLALE). A REVIVER foi acompanhar um dos seus ensaios.

Playing For Learning


Chegámos de manhã cedo à Igreja Paroquial de Almada, já os ensaios do PLALE decorriam, encenados por Carlos Melo e supervisionados pela coordenadora do projecto, a professora Lurdes Cruz, que nos recebeu com um sorriso. No palco imperava a língua francesa, mas era em português que Carlos Melo orientava os atores. Enquanto nos instalamos para assistir ao ensaio, Lurdes Cruz explica-nos tudo aquilo em que consiste o PLALE. “Trata-se de um projeto internacional, em que sete países, durante dois anos, têm posto em prática um trabalho colaborativo e reflexivo sobre os benefícios da introdução de práticas teatrais no ensino-aprendizagem de línguas não maternas” explica-nos a professora. Neste projecto Portugal é apenas representado pela Universidade Sénior de Almada. Os outros países envolvidos são a Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia e Suécia.
De facto, este é o primeiro projecto em que a USALMA participa no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida – Parcerias de Aprendizagem Grundtvig. “Através da disseminação dos resultados alcançados, poder vir a encorajar mudanças metodológicas e didáticas que revertam a favor de uma apropriação mais eficiente e prazenteira de línguas estrangeiras” é um dos objectivos do PLALE diz-nos a Coordenadora do Projecto, Lurdes Cruz. Entretanto a peça vai decorrendo, e o enredo transmite bem tudo aquilo que o projecto representa. Em palco, Maria de Fátima Rita, representa o papel de uma severa professora de francês, que se mostra intransigível aos novos métodos de ensino exigidos pelos alunos. Curiosamente, Maria Fátima Rita representa o papel que desempenha na USALMA, pois também é professora de francês na Universidade Sénior de Almada. 

O projecto está a ser posto em prática por quatro docentes em cinco turmas diferentes, de francês, inglês e alemão. “Os alunos têm tomado contacto com uma metodologia em que a interacção permanente entre os aprendentes e o recurso a práticas e jogos teatrais favorecem a recriação de contextos de grande autenticidade e estimulam a necessidade e a urgência de aquisições linguísticas. Porque são veículo das suas emoções as palavras passam “a ter alma” e vão criando, entre os participantes, uma atmosfera de aprendizagem humanizada, interessante,
envolvente em que os diversos atores em jogo se descobrem e descobrem a nova língua”., diz-nos a Lurdes Cruz, que para além de coordenar o projecto é também professora de inglês e alemão. Segundo a própria, o PLALE incita à aprendizagem porque estas práticas teatrais quebram rotinas e barreiras e tornam cada aula diferente da anterior, estimulando assim a criatividade e a participação dos alunos. Entretanto no palco os alunos revoltam-se contra os métodos de ensino tradicionais da intransigente professora de francês e organizam uma manifestação. Logo a cena passa de uma sala de aula, para outra potencial situação do dia-a-dia, o agendamento de quartos num hotel na cidade onde se irão manifestar. Nesta fase, a maior parte do ensaio é ainda feita em português, até que os atores consigam decorar as várias cenas da peça e interpretá-la sequencialmente, para depois adaptá-la para as diferentes línguas estrangeiras.

Para além de atores, os alunos que participam no Projecto PLALE são também os guionistas das peças, e segundo a professora Lurdes Cruz “trata-se de uma estratégia que favorece o estreitar da relação no grupo, fomentando “o convívio, a camaradagem, a entreajuda, a empatia, a amizade, enfim o bem-estar e o à vontade”. A peça que estavam a ensaiar irá integrar uma peça conjunta, que resultará da junção de várias cenas que cada país criar para exibirem em Bacau na Roménia.

Há já alguns anos que Lurdes Cruz utiliza este tipo de metodologias em aulas com alunos mais jovens, participando com eles no festival de teatro escolar “Alemão Em Cena”, apoiado pelo Goethe-Institut Portugal, que já vai na 5ª edição. “O reforço da auto-estima, da responsabilidade, da capacidade de trabalhar individualmente e em equipa, do saber estético, do saber ser e estar, são aquisições valiosas que, tendo por base o prazer, as emoções, a ação e a interação, conduzem ao descobrir-se e a ser capaz” diz a professora em relação ao impacto que estas técnicas têm para o desenvolvimento dos mais jovens. Não é de admirar que quando surgiu a oportunidade para implementar estas técnicas na USALMA, Lurdes Cruz a tenha agarrado prontamente. De facto, se estas técnicas de ensino trazem benefícios para os mais jovens, também os trazem para os seniores. “Os seniores que participam no PLALE beneficiam de uma metodologia que valoriza o papel das emoções na aquisição de saberes bem como a assunção de que o corpo, a voz, o movimento podem contribuir para aquisições com memórias significativas”. Desta forma, o PLALE permite que os alunos que pretendam aprender ou aprofundar os conhecimentos de línguas estrangeiras, promove a aprendizagem das mesmas em contextos de grande autenticidade, e isso está claro entre os vários alunos que participam no projecto da Universidade Sénior de Almada. No final do ensaio, reunimo-nos todos em círculo, com cada um a ter oportunidade para falar da sua experiência no projecto. “Fazemos aquilo que não nos deixavam fazer no nosso tempo”, “aprendemos a ter mais à vontade, semana após semana a aprender” ou “agora quando vou ao teatro já sou uma crítica teatral, culturalmente mais enriquecida” foram algumas das confissões que os atores nos fizeram, destacando mesmo o trabalho e pro-actividade da professora e coordenadora do projecto. Também a USALMA não foi esquecida, “a ponte entre o passado e o futuro”.

Quanto à Universidade, o director Jerónimo Matos garante que não vai estagnar. No próximo ano lectivo, em Outubro, irão inaugurar uma nova sede, num edifício requalificado no centro histórico de Almada, com todas as condições e recursos para um ensino adequado.





Representar para Aprender na USALMA Representar para Aprender na USALMA Reviewed by Unknown on 10:34:00 Rating: 5

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