Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Tudo aquilo que devia saber sobre problemas no fígado


Problemas no Fígado
Conheça os sintomas, os cuidados a ter e a alimentação a manter

Cerca de 10% dos portugueses sofrem de doenças no Fígado. Para além de ser um dos maiores órgãos do nosso corpo e localiza-se na parte superior do abdómen à direita. O Fígado é um órgão essencial ao nosso corpo e desempenha inúmeras funções básicas e indispensáveis para um bom funcionamento do organismo.

As funções do Fígado
Além de servir como uma fábrica que consegue produzir e armazenar produtos químicos, tem outras funções, como por exemplo:

1.- É um órgão muito importante na defesa do organismo contra as infecções.
2.- Consegue regular algumas hormonas e vitaminas. Para além de regular, armazena substâncias como é o caso da vitamina A, D, K e E. Estas vitaminas fornecem energia ao nosso corpo.
3.- Produz proteínas, bílis e substâncias de relevo na coagulação do sangue.
4.- Purifica o nosso sangue, elimina toxinas, células e medicamentos e ajuda a evitar hemorragias.
5. – Filtra o sangue proveniente do estômago e dos intestinos.
6.- Ajuda a manter os valores de açúcar no sangue normalizados. 

Sintomas e Sinais de problemas no Fígado
Como foi indicado anteriormente, o Fígado é um órgão vital para o bom funcionamento do organismo. Por tanto devemos estar atentos a alguns sinais específicos, que podem indicar alguns problemas no Fígado. São várias as doenças que podem afectar este órgão como por exemplo as hepatites, cirrose, esteatose e cancro. Embora tenham origens diferentes, todas elas acabam por afectar a funcionalidade do Fígado e conseguimos detectar uma variedade de sintomas gerais em comum.


Conheça 8 sintomas que podem estar relacionados com problemas no Fígado

1 – Dor e inchaço na parte superior do abdómen. O inchaço associado à dor pode fazer com que surja um ardor e até febre. Se verificar estes sinais não hesite em consultar um médico com alguma urgência.

2 – Icterícia. Para aqueles que não sabem, a Icterícia é uma descoloração da pele para um tom amarelado, que aparece no rosto e no corpo. Esta surge pelo excesso de bilirrubina no sangue e no organismo, causada por um problema no Fígado.

3 – Comichões pelo corpo. Estas aparecem devido à acumulação de bílis debaixo da pele e torna-se bastante incómoda. Este sintoma surge devido às toxinas que o Fígado deixou de filtrar.

4 – Náuseas, tonturas e dores de cabeça. Embora não sejam os sintomas mais alarmantes, o mal-estar após uma refeição, sentir o estômago pesado, náuseas, vómitos, tonturas e dores de cabeça podem estar associados a problemas no Fígado. Quando combinados com outros dos sintomas aqui referidos deve consultar um médico.

5 – Debilidade e Fadiga. Com problemas no Fígado é normal sentirmo-nos mais esgotados e sem energia. Por isso ao verificarmos cansaço e fraqueza constantemente, falta de apetite e qualquer outro sintoma referido anteriormente deve consultar o seu médico.

6 – Fezes amareladas ou claras. Se verificar algum dos sintomas referidos repare na cor das suas fezes. A cor amarelada ou clara é muitas vezes associada a problemas no fígado.

7 – Sangramento e Hematomas. Embora não seja muito comum, estes são sintomas associados a problemas hepáticos. Sangrar frequentemente pelo nariz e aparecer hematomas sem razão aparente pode estar ligado a uma deficiência de proteínas causadas pelo mau funcionamento do fígado.

8 – Sintomas Diversos. Em alguns casos podem aparecer certos sintomas como um gosto amargo na boca, falta de apetite ou aumento de peso. Estes só devem ser alarmantes acompanhados com outros sintomas, mas não hesite em alertar o seu médico para estes. O diagnóstico do seu médico poderá ser feito à base dos seus sintomas mas também através dos resultados dos exames ao sangue. Lembre-se que estes sintomas não devem ser vistos como um problema de fígado, só o seu médico poderá confirmar o estado clinico do seu órgão.
Como cuidar do seu fígado
O tratamento para os problemas de fígado menos graves, são as alterações na dieta. Já nas situações de maior gravidade, deve-se recorrer a medicamentos receitados pelo médico.
Como cuidar do seu fígado em 4 passos:
1- Seguir uma dieta especializada para quem sofre de problemas do fígado. Deve ser à base de uma alimentação leve, sem fritos e gorduras.
2– Beber mais de um litro de água por dia, no máximo 2 litros.
3– Não ingerir bebidas alcoólicas e não tomar medicamentos em excesso ou desnecessários.
4– Em caso mais graves é necessário descansar e evitar fazer esforços.

Alimentação a seguir se tiver problemas no fígado
Aqueles que sofrem de problemas de fígado devem ter algum cuidado com a preparação dos alimentos. Sempre que possível deve cozer os alimentos para se livrar das gorduras. Para além disso, deve escolher alimentos de fácil digestão, como por exemplo:
-Peixe grelhado ou cozido e Frango cozido sem a pele.
- Gelatina e Biscoitos à base de Maizena. 
– Arroz branco e saladas.
-Frutas e Verduras de cor verde escura.

- Sumos de frutas naturais e Batidos de frutas feitos com iogurte natural
- Durante o dia deve beber perto de 2 litros de água.
Alimentação a evitar se tiver problemas no fígado
Para além da alimentação recomendada, deve ter muita atenção a tudo aquilo que deve evitar comer se tem problemas no fígado. Deve evitar consumir alimentos estimulantes e de difícil digestão, como por exemplo:
-Bebidas alcoólicas, refrigerantes, café e sumos que não são naturais.
- Alimentos fritos e com massa folhada.
- Manteiga, margarina e massa com queijo.
- Carnes vermelhas, enchidos, enlatados e ovos fritos.
- Bolachas recheadas, chocolates e outros doces.

Não fique indiferente aos sintomas que apresentámos, mas aconselhe-se sempre com um médico especialista, gastroenterologista, sobre os seus sintomas. Peça um diagnóstico e até uma dieta específica para o seu problema. 


Tudo aquilo que devia saber sobre problemas no fígado Tudo aquilo que devia saber sobre problemas no fígado Reviewed by Unknown on 10:10:00 Rating: 5

1 comentário:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.