Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Silvestre treina para ser campeão do mundo


Aos 73 anos, Silvestre Fonseca do Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, é um dos nomes mais sonantes do halterofilismo em Portugal. Já arrecadou vários troféus individuais e colectivos, não só como atleta mas também como treinador, e ambiciona tornar-se Campeão Europeu de Masters na sua categoria. 

Passa praticamente todos os dias no ginásio, ora a preparar-se para as competições, ora a treinar os jovens prodígios do halterofilismo, ou mesmo de atletismo. “Quem sai prejudicada é a minha família. A minha mulher até diz que o ginásio é a minha segunda casa” confessa-nos Silvestre. Dos 48 anos dedicados à modalidade, teve cerca de vinte e seis sem competir e diz-nos que foram as saudades dessa competição que o fizeram regressar. Sabendo que era possível destacar-se e com o apoio da C.M Moita e da J.F Baixa da Banheira, Silvestre e os colegas prepararam-se arduamente durante dois anos para o 24º Campeonato do Mundo de Masters na Grécia. Em mais de 500 atletas, os seus colegas conseguiram o 2º e 4º lugar e Silvestre o 7º. Mais nenhum português participou. No Mundial de 2012 na Ucrânia, conseguiu com mais dois colegas do ginásio a medalha de bronze, e outros dois atletas portugueses a medalha de ouro, entre 520 atletas de todo o mundo.

Desde novo ligado ao desporto, aos 17 anos começou a jogar futebol, um extremo muito veloz, numa equipa amadora. Mas antes de se tornar halterofilista de competição, foi na tropa que despertou o interesse do seu amigo José Pereira, que já praticava há dois anos. “Bati o recorde da Unidade no corta mato de 3000 metros de obstáculos. O Zeca Pereira conhecia as minhas qualidades atléticas e convidou-me quando eu tinha 23 anos”. 

Passaram dois anos até finalmente se decidir a fazer um treino. Foi amor à primeira vista. 
Desde então, confessa-nos que nunca faltou aos treinos mais do que um mês e que muito deve ao halterofilismo. “Na altura não havia discotecas, era mais bailes e coisas assim. O Halterofilismo evitou que eu seguisse essa vida de noitadas e a fumar. Dedicar-me ao desporto foi uma regra. Enquanto estou a treinar, muitos estão a beber. Outros já cá nem estão”.

Iniciou-se como levantador no Luso Futebol Clube, representando-o durante 25 anos consecutivos. Aos trinta e cinco, com vários cursos tirados, tornou-se também treinador, uma ambição que considera natural num atleta. Foi convidado para ser o primeiro treinador de halterofilismo feminino. 
Para continuar a ler a reportagem, basta carregar no seguinte link:
http://goo.gl/jL1ZGq
Silvestre treina para ser campeão do mundo Silvestre treina para ser campeão do mundo Reviewed by Unknown on 07:51:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.